Livro aborda transformação do Brasil em global player


O Brasil resistiu à crise econômica global com bravura, muito melhor do que outros países, e agora está entre os novos global players, ressalta o jornalista alemão Alexander Busch em seu novo livro Wirtschaftsmacht Brasilien (Brasil – Potência Econômica).



No Brasil há 20 anos, trabalhando como correspondente para revistas de negócios e finanças alemãs, Busch acompanhou a trajetória do País rumo à posição de potência econômica. Políticas econômicas, financeiras e cambiais estáveis; riqueza energética e a descoberta das reservas de petróleo e biocombustíveis; o aumento da renda per capita, que sustentou um grande mercado interno e possibilitou ao País evitar a crise de 2009 são alguns dos fatores que, na opinião do autor, contribuíram para essa transformação. 



"Há quase nove anos, o Brasil vem vivendo uma inesperada fase de sucesso econômico. Hoje em dia, esse fato já é conhecido na Alemanha e na Europa, mas o País ainda é, tirando os clichês, pouco conhecido. Isso também se aplica a sua economia", disse Busch ao Brasil Alemanha News, comentando os motivos que o levaram a escrever sobre o tema. Entretanto, mesmo tendo observado de perto o desenvolvimento brasileiro, o jornalista diz ainda se surpreender repetidas vezes com a rapidez e a dimensão adquirida em tão pouco tempo.



Em seu livro, Busch comenta também as implicações da transformação brasileira no âmbito político internacional: "Em discussões sobre o comércio global, sobre o clima, projetos da ONU ou do G-20, bem como sobre muitas outras questões de grande importância para a humanidade, a participação brasileira se tornou indispensável", afirma.



Quanto ao futuro, o autor aposta em continuidade: "Para fortalecer sua posição atual, o Brasil deve seguir o mesmo curso de até então. Sem surpresas ou mudanças abruptas na política, mas com melhorias contínuas da produtividade econômica, bem como do governo e da política".



A publicação Wirtschaftsmacht Brasilien foi lançada recentemente na Alemanha, pela editora Hanser, e atualmente, só está disponível em alemão. Interessados podem adquirir a obra pelo portal Amazon ou na livraria alemã Revisal Brooklin. Sua primeira edição, lançada em 2009 pela editora Cultrix sob o título “Brasil, País do Presente”, também está a venda.

Paulo Fridman
Paulo Fridman