Livro mostra imigração alemã nas fazendas de SP

Divulgar uma história protagonizada por imigrantes europeus – principalmente alemães e suíços – que, em meados do século XIX e início do XX, vieram para a então província de São Paulo para trabalhar em fazendas sob o regime de parceria, contribuindo de maneira decisiva para a aceleração do processo de abolição do trabalho escravo e o desenvolvimento econômico do estado. Esse é o principal objetivo do livro Fazendas Históricas da Província de São Paulo, do pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, lançado na quinta-feira (21), no Instituto Martius-Staden, na capital paulista.

Bilingue (português/inglês) e ilustrado com 220 fotos e imagens raras, muitas delas colhidas em acervos dos vários países pelos quais o pesquisador viajou, o livro contou com incentivos da Lei Rouanet e o apoio de consulados, embaixadas, universidades, museus, bibliotecas e outras instituições internacionais ligadas à cultura e à pesquisa histórica. Parte do resultado do trabalho de Heflinger já vem sendo apresentado em países europeus, como Portugal, Suiça e Alemanha, na forma de exposições, mostras fotográficas e palestras.

“O projeto coloca à disposição de leitores e estudiosos o conteúdo de documentos raríssimos, até então desconhecidos”, afirma o autor. “E o livro revela um pouco do destino dos europeus contratados sob regime de parceria, a perseguição aos colonos que fugiam das fazendas, o aprisionamento de parceiros suíços e até relata fatos terríveis, como o caso dos colonos alemães levados ao tronco destinado ao castigo de escravos africanos”, explica Heflinger.

Por outro lado, o pesquisador destaca que a imigração dos europeus pelo sistema de parceria foi decisiva para que os fazendeiros paulistas acreditassem na substituição do braço escravo pelo livre. O livro retrata as principais fazendas históricas de São Paulo que abrigaram imigrantes europeus, inclusive os italianos contratados pelo regime de jornada de trabalho, após a decadência do sistema de parceria: Ibicaba, Morro Azul, Santa Gertrudes, Itapema, Citra, Botafogo e Quilombo. “Algumas propriedades foram significativas no plantio de laranja, por exemplo”, diz o autor. “É o caso da fazenda Citra, propriedade da família Dierberger, alemães que foram pioneiros na exportação de laranja para a Europa”.

Serviço

Fazendas Históricas da Província de São Paulo
Autor: José Eduardo Heflinger Júnior
220 ilustrações – 200 páginas – bilingue (português/inglês)
Editora: Unigráfica
Preço: R$ 50,00

 

Pimenta Comunicação
Pimenta Comunicação