Mostra de cinema percorre o Brasil

O país vencedor da Copa do Mundo 2014 mostra que também bate um bolão no cinema. A partir de 24 de outubro o Brasil recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Panorama Alemão. O evento, produzido pela German Films, centro de promoção de filmes alemães em todo o mundo, contará com a presença de cineastas e atores cujas películas compõem a programação.

 

A mostra começou por Recife, onde os filmes são exibidos até 2 de novembro, como parte da programação do festival Janela Internacional de Cinema. Em seguida, é a vez de Salvador receber a mostra, até o dia 5 de novembro, dentro do Panorama Internacional Coisa de Cinema. São Paulo será a próxima cidade contemplada, de 5 a 12 de novembro e, por fim, Rio de Janeiro encerra a programação, com exibição dos filmes de 12 a 19 de novembro.

 

Ao todo, são 22 longas-metragens, doze a mais do que no ano anterior, e sete curtas-metragens, muitos deles vencedores do German Short Film Price ou indicados ao prêmio. “O cinema alemão se encontra em uma fase de grande desenvolvimento. Não só o sucesso internacional dos filmes do Festival de Berlim de 2014, como também o sucesso de filmes alemães em outros festivais internacionais são prova deste fato”, afirma Mariette Rissenbeek, diretora executiva da German Films.

 

“É com muito prazer que apresentamos este ano aos brasileiros uma ampla seleção de produções alemãs atuais. Os diretores trabalham seus temas não só com muita força e paixão, como também com sensibilidade e imagens exuberantes. O cinema alemão tem algo a oferecer a qualquer espectador”, comemora Rissenbeek.

 

Um dos destaques do Panorama Alemão 2014 é o filme Duas Irmãs, Uma Paixão (The Beloved Sisters), do diretor Dominik Graf, A Outra Pátria, do cineasta Edgar Reitz, e Ocidente, de Christian Schwochow.

 

Completam a programação de longas-metragens do Panorama Alemão 2014 os seguintes filmes: Jack, de Edward Berger, A Camareira (The Chambermaid Lynn), de Ingo Haeb, Love Steaks, de Jakob Lass, Dane-se Goethe (Suck Me Shakespeer), de Bora Dagtekin, Não Me Esqueça (Lose My Self), de Jan Schomburg, Tango De Uma Noite De Verão (Midsummer Night’s Tango), de Viviane Blumenschein, Um Brinde à Vida! (To Life!), de Uwe Janson, Via-Crúcis (Stations Of The Cross), de Dietrich Brüggemann, Stereo, de Maxilian Erlenwein, The Green Prince, de Nadav Schirman, Beltracchi – A Arte da Falsificação (Beltracchi – The Art Of Forgery), de Arne Birkenstock, O Pacote Completo (The Whole Shebang), de Doris Dörrie e O Samurai (The Samurai), de Till Kleinert.

 

Além desses, os sete curtas participantes do Panorama Alemão 2014, são: Domingo 3 (Sonntag 3), SunnyFatherRinoceronte a galope (Nashorn im Galopp)Reality 2.0Floresta (Forst) e Curta-metragem (Short film).

 

Sessão especial

 

Vale lembrar que as edições da mostra em São Paulo e Rio de Janeiro contarão ainda com exibição de cinco longas-metragens que fazem parte da retrospectiva “Migração”, promovida pelo Instituto Goehte. São eles: Bem-vindo à Alemanha (Almanya), de Yasemin Samdereli, A Cor do Oceano (The Colour of the Ocean), de Maggie Peren, Lugar Nenhum na África (Nowhere In Afrika), de Caroline Link, Quando Partimos (When We Live), de Feo Aladag e Luzes (Distant Lights), de Hans-Christian Schmid. 

 

Serviço

Data: 5 a 12 de novembro – São Paulo

Local: Rua Augusta, 1.475 (Salas 1, 2 e 3) – Consolação e Rua Augusta, 1.470 (Anexo, salas 4 e 5) – Consolação

Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)

 

Para mais informações, acesse: http://www.panorama-alemao.com.br/

SXC
SXC