Mostra relembra os contos de fadas dos irmãos Grimm

Quem nunca leu as histórias da Chapeuzinho Vermelho, da Rapunzel, da Bela Adormecida, da Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões ou mesmo do Flautista de Hameln? Esses e outros contos dos irmãos Grimm – responsáveis por coletar e publicar fábulas que já faziam parte da tradição oral alemã – vão estar retratados em uma exposição comemorativa até o dia até 16 de maio, na Estação Central de Trem de Kassel, na Alemanha.


A mostra serve para relembrar os 150 anos da morte de Wilhelm Grimm, um dos famosos Irmãos Grimm, celebrado em dezembro passado. A dupla teve seus escritos traduzidos para mais de 160 línguas.


Tanto é que, em 2005, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou como patrimônio da humanidade, dentro do programa Memória do Mundo, os 14 volumes de fábulas e de comentários redigidos por eles entre 1812 e 1857.


Rota


Uma das mais antigas rotas cênicas da Alemanha e a preferida das crianças é justamente a dos contos de fadas; a “Deutsche Märchenstraße”. A viagem começa na cidade de Hanau, local em que Jacob e Wilhelm nasceram em 1785 e 1786, respectivamente. Localizada a 30 quilômetros de Frankfurt, possui um museu de história local, no palácio barroco Philippsruhe, que mantém uma exposição permanente sobre a vida e a obra dos escritores.


A rota termina na cidade dos músicos de Bremen, no norte da Alemanha, próxima a Hamburgo. O conto serviu de inspiração para a peça “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque. O roteiro, associado aos irmãos Grimm, percorre mais de 70 cidades e vilarejos, totalizando cerca de 600 quilômetros, e faz com que os visitantes entrem no mundo dos sonhos infantis.


Highlights


• Hanau – lugar de nascimento e monumentos dos irmãos Grimm


• Steinau – casa dos irmãos Grimm


• Schwalmstadt – cidade da Chapeuzinho Vermelho


• Schauenburg –centros de exibições


• Kassel – capital da rota alemã dos contos de fadas, museu dos irmãos Grimm.


• Hamelin – cidade do flautista eternizado em um conto dos irmãos Grimm


Hofgeismar – Castelo de Sababurg, da Bela Adormecida


• Trendelburg – Rapunzel


• Polle – Cinderela


• Bremen – Os músicos de Bremen


Fonte: Centro de Turismo Alemão (DZT)

Deutsche Märchenstraße/Divulgação
Deutsche Märchenstraße/Divulgação