Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha

O festival Young Euro Classic reúne todo ano as melhores orquestras formadas por jovens em Berlim, capital da Alemanha. Em comemoração à Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi formada uma orquestra com 70 jovens brasileiros e alemães que se apresentou na abertura oficial da Temporada, no dia 13 de maio, no Theatro Municipal de São Paulo.

Uma semana antes do concerto inaugural, os jovens se encontraram para ensaios comandados pelo maestro da orquestra Lothar Zagrozek. Nesse período, os músicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor seus novos colegas estrangeiros e trocar experiências interculturais com eles. 

Após a cerimônia de abertura oficial da Temporada, 11 jovens de cada nacionalidade se reuniram para se apresentar em turnê por 12 cidades brasileiras – São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Cuiabá e Ribeirão Preto –, do dia 18 de maio até o dia 8 de junho, levando as composições clássicas de músicos renomados de ambos os países, como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Heitor Villa-Lobos e Marlos Nobre.

Os concertos que acontecem em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro são patrocinados pela empresa alemã Lanxess, enquanto que as outras oito apresentações são uma iniciativa do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha.

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo participará do festival Young Euro Classic deste ano, em Berlim, no dia 2 de agosto.

Conheça as datas das próximas apresentações clicando aqui.

Divulgação Lanxess
Divulgação Lanxess