Brasileiros vivenciam evolução energética na Baviera

Brasileiros_vivenciam_evoluyyo_energytica_na_Bavie_rgbA convite da Secretaria da Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera (StMWI), representantes do universo político e econômico brasileiro tiveram a oportunidade de participar do 5º Seminário de Eficiência Energética e Energias Renováveis, obtendo, em primeira mão, informações sobre a atual evolução energética na Baviera. O evento aconteceu entre os dias 9 e 16 de julho deste ano.

A delegação, formada por gestores e especialistas técnicos, foi composta por 18 membros provenientes dos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal (Brasília). O escritório da Representação do Estado da Baviera foi o responsável pela escalação dos participantes. 

Em nome da StMWI, a bfz GmbH (Centros de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera), promoveu o seminário especializado, fornecendo know-how e tecnologias sobre energias renováveis e eficiência energética, especialmente em vista do crescente interesse do Brasil no assunto.

Os participantes foram convidados para um jantar de boas-vindas no sábado, logo após a chegada na Baviera, e, na sequência, inseridos no programa do seminário. No domingo, aproveitaram para se familiarizar e na segunda-feira, deu-se o início ao programa oficial do seminário com direito a uma visita técnica pelo Innovas GmbH, que oferece soluções de biogás também sob condições tropicais. 

A delegação seguiu para outras visitas a empresas da região da cidade de Nuremberg onde visitou a primeira edição da feira ISenIC, criado pela Messe Nuremberg para atender a demanda na área de pesquisa de sistemas inteligentes interligadas (smart grid) e o planejamento estratégico e comercialização de energia. Na região de Oberpfalz na cidade de Neumarkt o grupo visitou a Jura Energy com um parque eólico e conheceu a estratégia de sustentabilidade da cidade que foi premiada várias vezes.  O diretor Willi Harhammer apresentou as suas experiências de 20 anos no mercado de fotovoltáica e deu uma visão de futuro para aquele mercado. Em seguida foram visitadas a cooperativa de energia EWERG de Erlangen, o Centro de Pesquisa ZAE de Erlangen uma mini hidroelétrica em Bamberg e a Universidade de Amberg-Weiden OTH, e como última visita técnica a planta da BTA onde se transforma energia de lixo orgânico do Município de Munique.

Para finalizar a semana do seminário, a delegação brasileira foi recebida pela StMWi, e puderam obter informações sobre a política energética na Baviera. Na sequência, o encontro possibilitou uma breve avaliação das ideias e assuntos vistos durante o seminário e perspectivas para uma futura cooperação entre o Brasil e o estado da Baviera. 

A delegação brasileira ficou muito satisfeita e destacou que a visita deu uma visão ao futuro das suas empresas. Ainda em reuniões noturnas entre os participantes brasileiros se desenvolveu estratégias para cooperar melhor no setor na base de associativismo do modelo da Baviera. 

Foto: Leandro Copetti Walter

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

——————————————————————————————————– 

Nota original fornecida por: