Allianz bate recorde de investimento sustentável


A Allianz Capital Partner (ACP) – plataforma do Grupo especializada em investimentos alternativos – excedeu o marco de € 2 bilhões aplicados em energias renováveis. Os parques solares e eólicos da ACP têm uma capacidade de aproximadamente 1200 megawatts de eletricidade – o suficiente para mais de meio milhão de famílias europeias, comparável a uma cidade do tamanho de Munique. Desde 2005, a plataforma investiu em 47 fazendas eólicas e 7 solares na Alemanha, França, Itália e Suécia.


“O alcance de € 2 bilhões de investimento de capital no ramo é um marco que vale a pena atingir e consolida nossa posição como um dos maiores investidores globais em sustentabilidade”, diz David Jones, diretor de Energias Renováveis na Allianz Capital Partners.


A ACP atingiu essa marca recentemente a partir da aquisição do parque eólico Forterre, com capacidade de 28 MW, no departamento de Yonne na região de Borgonha (França). O projeto, adquirido pela companhia francesa EOLE-RES AS, especializada no ramo, está atualmente em construção com data de início das operações comerciais prevista para o primeiro trimestre de 2015 e será operada pela própria companhia francesa.


“Estamos satisfeitos em continuar com essa relação de sucesso com a EOLE-RES por meio da aquisição da fazenda Forterre”, afirmou Jones. “Estamos ansiosos em trabalhar com eles para o sucesso da construção e para a longa operação do parque eólico e esperamos poder compartilhar mais projetos no futuro”.


A ACP adquiriu, mais cedo este ano, sua segunda fazenda eólica na Suécia, localizada em Sattravallen, no sul do país, com capacidade de 52 MW. Além disso, durante o ano, a plataforma de investimento expandiu seu portfólio com a aquisição da Portes de la Cote D’or – um parque eólico com capacidade de 54 MW na região de Borgonha, na França – e do parque eólico Calau (31MW), localizado em Brandenburgo, na Alemanha. 

CC/Flickr/Petterpaland
CC/Flickr/Petterpaland