Bayer planeja entrada no ramo de consultoria

A Bayer quer entrar no mercado de construção verde a partir do próximo ano, oferecendo consultoria completa para o desenvolvimento de edifícios sustentáveis no País, segundo o presidente da unidade de Material Science da Bayer, Ulrich Ostertag. O executivo anunciou os planos da empresa química durante uma palestra sobre eficiência energética e sustentabilidade na construção civil no Dia da Engenharia Alemã, evento promovido nesta quinta-feira (21) pela VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).


Segundo ele, os edifícios são responsáveis por 30% das emissões globais de gases de efeito estufa e a operacionalização dos mesmos representa 76% dos custos que ele origina durante um ciclo de vida de 50 anos. Por esse motivo, Ostertag afirma ser essencial tornar a construção civil no mundo energeticamente eficiente e mais sustentável.


A companhia alemã já comercializa, no Brasil, matérias-primas (poliuretano e policarbonato) utilizadas no isolamento térmico de telhados e paredes e outros materiais aplicados nos painéis solares. Agora, explica Ostertag, a empresa quer oferecer consultoria completa na construção de edifícios sustentáveis no País.


O Projeto Edifício EcoComercial já é um serviço oferecido pela Bayer no exterior. A proposta é reunir os materiais e tecnologias mais adequadas para construir um prédio adaptado às condições climáticas do local, observando sempre os conceitos de preservação ambiental. A empresa acompanha a construção desde a certificação ambiental e a etapa de projeções financeiras até a otimização da operacionalização do edifício pronto.


Cases de sucesso


A sede da companhia na Bélgica foi toda projetada segundo os conceitos de do Edifício EcoComercial e consome 40% menos energia do que os prédios comuns, além de emitir 300 toneladas de CO² a menos por ano. Ostertag também mostrou casos de sucesso na Índia, Estados Unidos e Alemanha. O serviço deve começar a ser oferecido pela subsidiária brasileira na Bayer Material Science em 2011. Conforme o executivo, empresas como Walmart e Pão de Açúcar já demonstraram interesse por esse novo projeto.

Divulgação / Bayer
Divulgação / Bayer