Dresden ganha posto de recarga elétrica

A cidade de Dresden, no estado da Saxônia, ganhou o primeiro posto de recarga para automóveis elétricos financiado pelo Ministério dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha. A estação é fruto de um projeto lançado em maio deste ano que pretende investir € 115 milhões no desenvolvimento da eletromobilidade em oito regiões que se tornarão modelo dessa tecnologia no país.


Na região da Saxônia, aproximadamente € 9 milhões estão sendo destinados à construção de cerca de 65 postos de recarga elétrica e à aquisição de 60 veículos híbridos, entre automóveis de uso pessoal, ônibus e caminhões. Um pequeno carro híbrido já está em circulação na cidade desde junho.


Entre as oito regiões financiadas por esse projeto estão Hamburgo, Bremen/Oldenburg, o vale do Ruhr (principalmente Aachen e Münster), região do Reno, Saxônia (principalmente Dresden e Leipzig), Stuttgart, Munique e a região de Berlin/Potsdam.


Iniciativa privada


Empresas privadas também estão investindo no segmento. Em 2009, a empresa fornecedora de energia RWE fechou uma parceria com a Daimler para o desenvolvimento da eletromobilidade na Alemanha. Até o final de 2010, 35 cidades receberão cerca de 40 postos de recarga no estado de Renânia do Norte-Vestfália, graças a uma outra parceria fechada pela empresa com a prestadora de serviços Westfalen AG.

Divulgação / RWE
Divulgação / RWE