Economia de combustível x pneus verdes

Os “pneus verdes” reduzem o consumo de combustível de caminhões em 8,5% e podem economizar vários milhões de euros por ano para as empresas de transporte e logística. Estes pneus de alta performance, com baixa resistência à rolagem, também reduzem significativamente as emissões de CO2 dos veículos, comparados aos pneus convencionais. Estes são os resultados de um teste de estrada com pneus de caminhão, realizado pela LANXESS para a indústria de pneus.

“Provamos neste teste que os pneus de alta performance proporcionam um grande potencial de economia para veículos”, disse Christoph Kalla, especialista em pneus e borracha da LANXESS. “Os ‘pneus verdes’ são não apenas eficazes na redução de custos operacionais, mas também contribuem protegendo o meio ambiente”.

De acordo com a Lanxess, o teste mostrou que a mudança para os “pneus verdes” traz uma série de benefícios: uma frota com 300 caminhões de 40 toneladas cada, que rodava anteriormente com pneus de classificação D da rotulagem da União Europeia (UE), pode economizar €1,5 milhão por ano em custos de combustível, apenas mudando para pneus classificados como A e B (com uma distância de 150 mil km por veículo e um preço de combustível de €1,40/litro). As reduções de CO2 somariam mais de três mil toneladas métricas por ano.

Para Alfred Talke, diretor administrativo do Grupo TALKE, provedora de logística química que participou do teste, “o teste de pneus realizado em colaboração com a LANXESS demonstrou de forma impressionante o quanto já conseguimos economizar nos últimos anos. Esperamos que a nossa indústria torne-se muito mais consciente deste exemplo”.

Teste prático da LANXESS

Entre agosto e outubro de 2013, dois caminhões de 40 toneladas, com estruturas idênticas, da TALKE, percorreram o mesmo trajeto de ida e volta, entre a cidade de Huerth, na Alemanha, e Loos, na França, 30 vezes. Cada uma dessas viagens foi de aproximadamente 650 km, dos quais 635 km foram percorridos em estradas. Motorista, peso carregado e procedimentos de reabastecimento foram sempre idênticos para ambos os caminhões. Durante o teste os dois veículos percorreram uma distância total de 40 mil quilômetros.

Para garantir que os veículos de teste tivessem exatamente o mesmo consumo de combustível, os dois caminhões de 40 toneladas métricas começaram usando “pneus verdes” idênticos com uma classificação B na rotulagem da UE. Na metade do teste, um dos veículos foi equipado com pneus padrão de classificação D. O resultado: o caminhão usando “pneus verdes” com classificação B consumiu 25,4 litros de combustível por 100 km — 2,36 litros a menos do que seu homólogo com pneus de classificação D. Isto é equivalente a uma economia de 8,5% de combustível. O veículo com pneus de classificação B também emitiu 700 kg a menos de CO2 por 10 mil km.

Um ano de rotulagem obrigatória na UE

A rotulagem obrigatória para pneus novos na União Europeia entrou em vigor em 1º de novembro de 2012. Ela é aplicada a pneus para todos os veículos, incluindo carros particulares e veículos comerciais leves e pesados. A rotulagem classifica a resistência à rolagem (consumo de combustível) de uma marca na escala de A (baixa) a G (alta). Ela também fornece aos compradores informações sobre aderência em piso molhado (segurança) e o volume de ruído de rolagem do pneu. Os “pneus verdes” recebem ótimas classificações na rotulagem da UE.

“Com seu perfil de desempenho customizado, as borrachas sintéticas fazem uma contribuição significativa para as características aprimoradas dos ‘pneus verdes’”, disse Christoph Kalla. “O desenvolvimento destes materiais possibilitará que no futuro os fabricantes de pneus reduzam a resistência à rolagem ainda mais, sem comprometer a segurança ou a quilometragem”.

Divulgação LANXESS
Divulgação LANXESS