Na última quarta-feira (9), a Porsche Brasil apresentou, em sua coletiva de imprensa, o Cayenne S E-Hybrid e outras novidades da marca. Apresentado pelo diretor-presidente da subsidiária brasileira, Matthias Brück, a Porsche também trouxe um dos mais recentes lançamentos da marca, o novo 718 Cayman e inaugurou a sua página oficial no Instagram.
“Poder apresentar ao nosso público os últimos lançamentos da marca em um evento com esta grandiosidade foi importante para nós. Dois grandes lançamentos foram exibidos, o Panamera completamente novo e o Cayenne S E-Hybrid, ambos modelos do Panamera e o Cayenne S E-Hybrid já estão disponíveis para vendas no Brasil”, disse Brück.
Primeiro híbrido de tomada no segmento de SUV de luxo do mundo, o Cayenne S E-Hybrid é uma das grandes atrações da Porsche Brasil para o Salão do Automóvel. Ele vem para ser o primeiro carro plug-in híbrido da marca a ser vendido no Brasil. O Cayenne S E-Hybrid pode ser conduzido exclusivamente com o motor elétrico ou com o motor à combustão, além da união de ambos acionando o modo híbrido.
O Cayenne S E-Hybrid utiliza o formato de recarga por tomada e por recuperação de energia cinética além de contar com um consumo de combustível de 12 km/l e com emissões de CO2 de 109 gramas por quilômetro rodado. Estes são níveis muito acima da média geral, especialmente para um utilitário esportivo com tração nas quatro rodas. Por este resultado, o SUV híbrido da Porsche ganhou o selo CONPET por ser o veículo mais eficiente em sua categoria.
No modo a combustão, possui um motor V6 sobrealimentado que gera 333 cv. Já no 100% elétrico, seu motor é de 95 cv. Quando combinados no modo híbrido, ambos os motores geram, juntos, 416 cv e 590 Nm de torque.
Mesmo com seu consumo excelente no modo híbrido, o grande destaque para quem se locomove em trajetos urbanos é a possibilidade de utilizar o carro no modo de condução totalmente elétrico. Neste modo, o Cayenne pode rodar até 36 km em uso cotidiano, dependendo das condições de condução.
Usando os dois motores, a aceleração de 0 à 100 km/h é feita em 5s9 e a máxima fica em 243 km/h; no modo elétrico é de 125 km/h. Seu câmbio é um Tiptronic S de 8 velocidades.
Para carregar a bateria do veículo, basta plugá-lo em uma tomada doméstica de 110V ou 220V. O tempo para carregar a bateria completamente poderá variar entre 5 ou 10 horas, dependendo do regime de potência selecionado no carregador. O carregado inclui também, sem custo adicional, um plug industrial. Caso o cliente opte pela aquisição do carregador de 7,2 kW, um opcional, e instalar o plug industrial, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de 1,1 hora.
Caso o cliente não consiga carregar sua bateria antecipadamente não há problema algum, uma vez que o veículo recupera energia por meio do processo de frenagem e da própria utilização do motor à combustão.
Foto: Divulgação Porsche