Publicidade

Economia Empresas
20 de dezembro de 2012

Bayer comemora 150 anos em 2013

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

“O que começou como uma pequena mas inovadora fábrica de corantes no distrito de Barmen, em Wuppertal (Alemanha), transformou-se em uma empresa global com mais de 110 mil funcionários. Nos últimos 150 anos, as descobertas da Bayer ajudaram a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa forte tradição também define os nossos compromissos com o futuro, totalmente em linha com a missão da Bayer: Science for a better life". A declaração é do CEO da empresa, Marijn Dekkers, ao comentar a programação de eventos que, ao longo de 2013, festejarão o um século e meio de existência da companhia. “A longa e bem-sucedida história da Bayer revela uma empresa que sempre esteve envolvida com novas descobertas”, afirmou Dekkers.

Continuidade com mudanças e renovação

Fundada  como "Friedr. Bayer & Cia.", em 1º de agosto de 1863, por Friedrich Bayer e Johann Friedrich , a produção inicial da empresa concentrava-se em corantes sintéticos, mas seu leque de produtos logo foi ampliado. Em 1881, adotando novos estatutos, transformou-se  em uma sociedade anonima, a  "Farbenfabriken von Friedr Bayer & Co.”  Iniciou, então, a transformação que a tornaria  uma empresa química internacional.  No transcurso dessa  expansão, a Bayer  transferiu-se, em 1912, de Barmen para Leverkusen. Em 1925, depois da 1ª  Guerra Mundial,  passou a ser  parte da IG Farbenindustrie.  Em 1951, restabeleceu-se como uma empresa independente  com o nome de  "Farbenfabriken Bayer AG".

A partir de 1988, quando comemorou 125 anos, começou um forte ciclo de mudanças. Primeiro, a decisão foi priorizar as suas áreas básicas (core business), o que levou  à venda, em 1999, da Agfa, sua  subsidiária. Em 2005, a companhia desmembrou  os negócios dos setores de química  tradicional, agrupando-os em uma nova empresa, a  Lanxess. Simultâneamente, as áreas  de  cuidados com a  saúde e  agricultura   foram  ampliadas por meio de duas importantes aquisições:  a Aventis CropScience (2001) e a Schering AG (2006). " A Bayer, graças à sua força inovadora e à sua capacidade de constante adaptação  às mudanças do mercado,  ocupa, agora,  posições de liderança em todas as suas áreas de negócio", diz Dekkers.

Destaques que têm história

A Aspirina, lançada em 1899 e que, até os dias de hoje, se mantém como um dos mais importantes produtos da companhia, é um exemplo da atuação da Bayer. Durante décadas, os seus pesquisadores desenvolveram princípios ativos pioneiros para o tratamento de infecções, doenças tropicais e cardiovasculares. Atualmente, a pesquisa farmacêutica da Bayer Health Care concentra-se nos campos da cardiologia, hematologia, oncologia e saúde da mulher, assim como diagnósticos  por imagens.

Outro foco das atividades da companhia é a agricultura. Quando a Bayer, em 1892, lançou no mercado o Antinonnin, o primeiro inseticida sintético do mundo, esse acontecimento representou o início de uma história de bons resultados. Hoje, a Bayer CropScience é  líder global nesse setor. O seu sucesso é baseado em inovações, não somente na proteção química e biológica das culturas com soluções sustentáveis, mas também na alta qualidade das sementes.

No setor de materiais de alto desempenho, os poliuretanos para espumas descobertos em 1930 e o policarbonato de alto desempenho (Makrolon®), patenteado em 1953, são a base para outra ampla frente de variadas aplicações. Atualmente, os produtos da Bayer Material Science dão uma importante contribuição à conservação de recursos fósseis. Poliuretanos, por exemplo, são usados para isolar edifícios e assim reduzir o consumo de energia necessária para aquecimento ou para refrigeração. Materiais leves ajudam a reduzir o peso dos carros e, consequentemente, diminuir o consumo de combustível.  Já o desenvolvimento de revestimentos de poliuretano permite que o brilho nos carros, navios, trens e turbinas e tantos outros equipamentos, permaneça inalterado, resistindo a chuvas, neve, vento e trovoadas.

Comemorações

Ao longo de 2013, a companhia festejará os seus 150 anos com muito empenho. “Vamos aproveitar essa data para tornar o nome da Bayer ainda mais conhecido no mundo”, diz Michael Schade, responsável pela Comunicação Corporativa da empresa.

Um dos projetos é uma exposição itinerante que vai mostrar tópicos relacionados a cuidados com a saúde, agricultura e materiais de alta performance. Um avião também cruzará os céus de muitas cidades, exibindo o logo da empresa. Além disso, várias publicações serão editadas com informações detalhadas e, por vezes, surpreendentes sobre a empresa.

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer

Compartilhe:

Artigos relacionados