Promover iniciativas que buscam ampliar a educação e a cultura nos locais onde atuam é uma prioridade da Aliança Navegação e Logística e a Hamburg Süd, ambas do Grupo Maersk. Para 2019, as marcas mantiveram alguns apoios e anunciaram novas parcerias que buscam o engajamento das equipes com as comunidades locais, como o projeto de formação de multiplicadores em arte contemporânea do Instituto Arte da Escola (IAE). O objetivo é agregar contemporaneidades nas artes e uma ação educativa emancipadora.
Voltado para professores de arte que querem aprofundar a condição de suas aulas, o curso funciona por meio de grupos de estudo em que os participantes elaboram um projeto de trabalho, que pode ser desenvolvido em suas respectivas escolas de atuação, agregando linguagens artísticas, tecnologia e o contexto dos alunos. Sempre com o acompanhamento do Instituto.
A Aliança e a Hamburg Süd também retomaram o apoio à Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti, sediada em Ivoti (RS), que desenvolve um eficiente trabalho de formação e aperfeiçoamento músico-coral e instrumental de crianças e jovens, estimulando a criatividade e o engajamento em atividades culturais.
O Instituto Baccarelli, localizado em Heliópolis, em São Paulo, é outro projeto que recebe investimento das companhias e que foi ampliado este ano, contemplando a formação dos alunos e investindo na profissionalização. Criado em 1996 pelo Maestro Silvio Baccarelli, a instituição atende a mais de 1.000 crianças e adolescentes da comunidade, oferecendo educação musical e artística de excelência. Conta ainda com uma estrutura de ponta, professores qualificados, aulas em grupo e individuais, além de prática orquestral, coral e de grupos de câmara, da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto.
“Nossa meta é contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando sempre apoiar e patrocinar ações e iniciativas em diversas áreas, como essa de apoio à formação não só de músicos talentosos, mas também de pessoas que buscam uma oportunidade para encantar milhares de pessoas ao redor do mundo”, comenta Lourenço Malanga, Responsável pela Área de Comunicação e Marketing da Aliança Navegação e Logística e Hamburg Süd.
As empresas também renovaram o contrato de apoio cultural ao renomado teatro Renaissance, em São Paulo. O apoio é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Lei nº 8313/91). A parceria garante às marcas o direito a ingressos para musicais, temporada de dança e peças teatrais, além da exposição de logos nos teatros e sites das mesmas.
Já o apoio institucional ao Instituto Tomie Ohtake garante às companhias do Grupo Maersk a exposição das marcas em todo o material gráfico da sala permanente. Como homenageia a artista que lhe dá o nome, o Instituto desenvolve exposições sobre os últimos 60 anos do cenário artístico, ou movimentos anteriores que levam a entender melhor o período em que Tomie atuou, organizando mostras inéditas no Brasil como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró, Frida Kahlo, Picasso e Gaudí.