O concurso “Volkswagen na Comunidade”, promovido pela Fundação Volkswagen abre o período de inscrições de projetos sociais para sua 10ª edição. Para festejar sua primeira década, a iniciativa criou uma categoria especial, aumentando para 12 o número de prêmios, que totalizam R$ 480 mil (R$ 40 mil para cada entidade vencedora). Todos os contemplados terão algo em comum: devem investir o valor recebido para colocar em prática a ação social inscrita no concurso.
Um dos diferenciais do concurso é incentivar a atuação social dos colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America (fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende – RJ), que são os padrinhos dos projetos inscritos, ou seja, indicam ações sociais das quais participam voluntariamente ou com as quais estão engajados. Em nove anos de atuação cerca de 2.000 padrinhos indicaram mais de 4.000 projetos.
“O ‘Volkswagen na Comunidade’ chega à 10ª edição com uma trajetória de sucesso: mais de 471 mil pessoas já foram beneficiadas pelos 84 prêmios, que totalizam R$ 3,04 milhões investidos em favor dos projetos sociais vencedores. E queremos continuar proporcionando mudanças positivas, tanto para as comunidades, como entre nosso público interno”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e da Região SAM (Américas do Sul, Central e Caribe) e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.
E o engajamento tem sido crescente, tanto que no ano passado, o concurso “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 790 projetos indicados, 11,7% a mais do que na edição de 2015 (707).
Além do prêmio em dinheiro, a iniciativa oferece curso de Gestão de Projetos Sociais às entidades vencedoras e também às finalistas. “O curso de Gestão de Projetos Sociais é fundamental para que os dirigentes das entidades conduzam as ações de forma sustentável. Eles aprendem a administrar seus recursos, captar novos investimentos, estratégias de comunicação, entre outros temas. Tudo isso para que tenham sucesso em seus trabalhos sociais a longo prazo”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Edição especial terá 12 prêmios
Nesta 10ª edição, o concurso “Volkswagen na Comunidade” entregará um prêmio a mais: serão 12 vencedores, totalizando R$ 480 mil. Cada entidade vencedora recebe R$ 40 mil para investir no projeto social inscrito. A novidade é o “Prêmio Edição Especial 10 Anos”, para a entidade que promoveu o maior impacto social, entre todas que já venceram o concurso, da 1ª à 8ª edição.
Os outros prêmios já são tradicionais. Dez reconhecem projetos sociais inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso “Volkswagen na Comunidade 2016” e que melhor aplicou os recursos durante o ano.
Oficinas de Elaboração de Projetos têm versão on-line inédita
A Fundação Volkswagen também oferece as “Oficinas de Elaboração de Projetos Sociais”, que neste ano ganham versão on-line inédita no site. As oficinas orientam como as entidades interessadas em se inscrever no concurso “Volkswagen na Comunidade” devem preencher o formulário de inscrição.
Caso a instituição não tenha um padrinho, a Fundação Volkswagen lhe apresentará algum colaborador, do seu banco de interessados, em apoiar um trabalho social. As oficinas também terão versões presencias nos arredores de unidades da Volkswagen do Brasil.
Com 37 anos, a Fundação Volkswagen é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil.
As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.vwnacomunidade.com.br.
Foto? Divulgação Volkswagen do Brasil