O Grupo de Intercâmbio de Experiências de Engenharia, Manutenção e Facilities (GIE de EMF), grupo formado com o objetivo de promover um maior networking entre os profissionais da indústria e estimular a troca de experiências, realizou no dia 28 de março um evento na sede da Robert Bosch, em Campinas, sobre o tema “Eficiência Energética e Alternativas para Reduzir o Custo de Energia”.
O evento teve início com o Dr. Wolfram Anders, VP Executivo da Robert Bosch e presidente da AHK, que fez uma apresentação institucional da Robert Bosch, seguida de uma palestra sobre Eficiência Energética – Projetos e Resultados da Robert Bosch e visita técnica à fábrica. Durante a visita os participantes tiveram a oportunidade de verificar alguns dos projetos apresentados e ainda conhecer uma curiosidade que são túneis que interligam os prédios e também servem como passagem de utilidades. A programação contou ainda com um debate sobre o tema com a presença da Bosch e especialistas em Energia.
Segundo Antônio Frazão, executivo da RIDARP Construções Ltda. e coordenador do GIE – EMF: “A crise hídrica que vivemos nos últimos anos foi um alerta para investirmos em projetos de eficiência energética na indústria, não só por uma questão de evitar o desperdício, mas também para minimizar o impacto do aumento no custo da energia.
O apoio da Bosch para realização do evento fortalece o papel do nosso grupo na Câmara, além de compartilhar experiências que servem como benchmark para as empresas associadas. “
Carlos Alexandre dos Santos, engenheiro de Instalações Industriais e responsável pelo programa de sustentabilidade da Bosch, fez a palestra sobre os projetos e resultados de eficiência energética da empresa no Brasil e no mundo. “Em um mundo onde a demanda de energia cresce a cada dia, priorizar esse tema é fundamental. Na Bosch, ele já faz parte da estratégica da organização há muitos anos”, completou o engenheiro.
No debate estavam presentes: Daniel Marrocos Composilvan, diretor presidente da CPFL Brasil; Marcel Gurfinkel Haratz, diretor do Comerc ESCO; e Douglas Sozzi Pacifico, gestor de Facility Management da Bosch. Com mediação de José Starosta, diretor de Engenharia da Ação Engenharia e Instalações Ltda., foram discutidas as alternativas para reduzir o custo de energia.
“O custo da energia elétrica representa uma fatia significativa das despesas operacionais de uma indústria e, por isso, é foco constante da área de Facilities”, comentou Pacifico.
Haratz finalizou: “O GIE proporcionou discussões muito proveitosas sobre aspectos técnicos, financeiros, regulatórios e de mercado para a adoção de medidas que possam gerar redução da emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, aumentar a eficiência energética”.
Veja abaixo as apresentações disponíveis:
- Antônio Frazão
Coordenador do Grupo de Intercâmbio de Experiências EMF (Engenharia, Manutenção e Facilities) e Diretor de Desenvolvimento de Negócios RIDARP Construções Ltda.
Tenha acesso a apresentação Institucional AHK/GIE – EMF, clicando aqui!
- Carlos Alexandre dos Santos
Engenheiro de Instalações Industriais Robert Bosch Ltda.
Tenha acesso a apresentação Eficiência Energética – Projetos e Resultados da Robert Bosch, clicando aqui!
Participantes do Debate:
- Marcel Gurfinkel Haratz
Diretor Comerc ESCO
Tenha acesso a apresentação da Comerc ESCO, clicando aqui!
- Daniel Marrocos Camposilvan
Diretor Presidente da CPFL Brasil
Tenha acesso a apresentação da CPFL, clicando aqui!
Foto: Divulgação AHK São Paulo