Por iniciativa da Representação da Baviera no Brasil, o Subsecretário do Estado da Bahia, Paulo Guimarães, visitou a renomada feira Intersolar em Munique entre 30.05 e 01.06, aproveitando para estreitar os laços com a comunidade científica e econômica da Baviera.
Dia 30.05 foi realizado um jantar festivo na Secretaria da Economia da Baviera que contou com a presença de representantes da economia bávara, na qual Guimarães, que também é o Superintendente de Promoção de Investimentos da Bahia, apresentou as virtudes da economia número 1 do Nordeste.
Empresas bávaras como Knauf, Continental, Wetron ou Hirmer Immobilien já atuam na Bahia e algumas até mesmo estão engajadas na área de energias renováveis. Tendo em vista esse cenário a startup bávara Supply go Green de Munique, realizou no final de maio, a Feira Ambiental Mercantil na área de energias renováveis e eficiência energética em parceria com o Senai/Cimatec de Salvador.
No dia seguinte, 31.05, foi realizado um encontro com o Secretário Adjunto de Educação, Cultura, Ciência e Arte do Estado da Baviera, Bernd Siebler. Até o momento há duas cooperações entre faculdades bávaras e baianas em andamento que merecem ser ampliadas. Além disso, na área da transferência de tecnologia, a Siemens apresentou uma técnica de controle de trens para a expansão da malha metroviária de Salvador e o Instituto Fraunhofer está realizando um projeto de Software e Engenharia de Sistemas.
Outro importante parceiro presente em Salvador é o Instituto Goethe que contribui com o intercâmbio cultural e linguístico entre as duas nações.
A programação de visitas foi elaborada pelo Consulado Geral do Brasil em Munique com apoio da Consulesa Honorária alemã em Salvador, Dra. Petra Schaeber. Em fins de outubro o próprio governador da Bahia, Rui Costa, planeja visitar a Baviera para dar continuidade aos trabalhos realizados pelo seu Subsecretário.
Foto: Divulgação BayLat
Para mais informações acesse:
——————————————————————————————————–
Nota original fornecida por: