Falta pouco mais de 15 dias para a 82ª edição do Oscar, que será realizada no dia 7 de março, no Teatro Kodak, em Hollywood. O filme alemão “A Fita Branca” (Das Weisse Band), do austríaco Michael Haneke, é um dos indicados à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito este mês pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Enredo
Ambientado em uma vila rural do norte da Alemanha, poucos anos antes da Primeira Guerra Mundial, “A Fita Branca” é uma película preto e branco sobre crianças. O roteiro permite ao espectador conhecer a vida das pessoas no vilarejo e também mostra a origem do mal que, anos mais tarde, alimentaria o fascismo e o nazismo.
Premiação
A película já recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2009 e também foi o vencedor do Globo de Ouro 2010 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Depois de “Adeus Lênin (2003)” e a “Vida dos Outros”, premiado com o Oscar 2006, a indústria cinematográfica alemã não saiu mais de evidência. Para os cinéfilos, basta aguardar o resultado da noite de premiação desta edição do Oscar – que será transmitida para mais de 200 países.
A Fita Branca (Das Weisse Band/The White Ribbon, 2009), 144 min.
Direção: Michael Haneke Roteiro: Michael Haneke
Com: Ulrich Tukur, Susanne Lothar, Mercedes Jadea Diaz, Josef Bierbichler, Burghart Klaußner, Marisa Growaldt, Christian Friedel, Michael Schenk, Leonie Benesch, Thibault Sérié, Rainer Bock, Janina Fautz, Sebastian Hülk, Leonard Proxauf