A experiência Audi VR está sendo lançada como a primeira aplicação funcional de realidade virtual para a consulta de clientes nas concessionárias europeias. Revendas na Alemanha, no Reino Unido e na Espanha estão começando a instalar o conjunto de realidade virtual, com mercados locais adicionais implementando-o em seguida.
Com a solução, os clientes podem ter uma experiência extremamente realista de seus carros configurados individualmente até o último detalhe. A experiência explica as tecnologias da marca intuitivamente e oferece aos consumidores a oportunidade de mergulhar virtualmente no mundo das quatro argolas. Como parte da iniciativa, a experiência é completamente integrada aos sistemas de TI.
“Com a experiência VR, desenvolvemos uma ferramenta de vendas completa para os concessionários Audi. Oferecemos aos nossos clientes mais informações e certeza ao tomar sua decisão de compra, além de ser um fator emocional especial”, afirma Nils Wollny, diretor de Negócios Digitais/Costumer Experience da empresa.
Com o equipamento de realidade virtual, clientes podem configurar seu carro dos sonhos e explorar até mesmo o menor detalhe de uma perspectiva extremamente realista, selecionando possíveis modelos e opções de equipamentos entre centenas de milhões de possibilidades. A aplicação permite aos usuários uma imersão completa no mundo virtual, transmitindo uma imagem abrangente e detalhada antes da decisão de compra. O configurador permite realizar uma experiência em três dimensões e 360 graus, com efeitos de iluminação e sonoros. Vários ambientes, horários do dia e condições de luz também contribuem para a experiência virtual verdadeira de sentar-se no carro. O interior pode ainda ser observado de todas as perspectivas, até as superfícies dos materiais de acabamento, dependendo da posição em relação à fonte de luz virtual.
A visualização por meio da experiência VR é baseada nos dados de construção dos modelos da Audi. Uma “visão de raio-X” pode então permitir que os usuários vejam através da superfície do carro, por dentro da estrutura de seus componentes técnicos. Futuros upgrades do software de realidade virtual também oferecerão recursos de demonstração sobre as inovações que podem ser testadas durante um test-drive real – como diferentes tecnologias de iluminação à noite e com pouca visibilidade.
Na maior parte dos mercados, as concessionárias executarão o aplicativo no equipamento Oculus Rift, da primeira parceira da Audi no projeto, a Oculus. Para permitir que os dados complexos dos modelos sejam processados para a realidade virtual, a marca trabalhou em conjunto com sua parceira de visualização estratégica Zerolight para desenvolver especialmente um mecanismo gráfico de alto desempenho.
A realidade virtual é usada pela Audi em diversas áreas da empresa – de vendas e desenvolvimento técnico à produção automotiva. Por exemplo, a companhia usa o equipamento VR para treinar funcionários de logística em suas funções nas fábricas ao redor do mundo.
Foto: Divulgação Audi