A Siemens foi contratada pelo estado alemão de Hesse para construir uma linha de contato aérea para o transporte eletrificado de mercadorias em uma extensão de dez quilômetros de rodovia. A linha fornecerá eletricidade para caminhões híbridos.
A empresa apresentou originalmente o conceito “eHighway” em 2012. O sistema será instalado na Autobahn federal A5 entre a bifurcação Zeppelinheim/Cargo City Süd no Aeroporto de Frankfurt e a bifurcação Darmstadt/Weiterstadt.
A Siemens será responsável pelo planejamento, construção e, por opção, pela manutenção do sistema. O sistema está sendo construído como parte do projeto conjunto “Transporte de Carga Pesada Eletrizada e Inovadora em Autoestradas” (ELISA, em inglês) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB). A Hessen Mobil, responsável pela gestão de estradas e transportes no estado, está gerenciando o projeto.
“A construção irá demonstrar a viabilidade de integrar sistemas de contato indiretos com uma via pública. Ele será utilizado para redes de transporte reais e provará a viabilidade do projeto na região urbana de Frankfurt”, disse Gerd Riegelhuth, chefe de Transporte da Hessen Mobil.
“Com o eHighway, criamos uma solução economicamente viável para o transporte de mercadorias. Nossa tecnologia é uma alternativa já existente e viável para caminhões que operam com motores de combustão interna”, completa Roland Edel, diretor de Tecnologia da Divisão de Mobilidade.
O eHighway é duas vezes mais eficiente em comparação com os motores de combustão interna. Isso não só significa reduzir o consumo de energia ao meio, mas também reduzir significativamente a poluição atmosférica local. O elemento central é um pantógrafo inteligente nos caminhões, combinado com um sistema de acionamento híbrido. Os veículos equipados operam localmente sem emissões e com eletricidade a partir da linha aérea, alternando automaticamente para um motor híbrido em estradas sem esse sistema.
Foto: Divulgação Siemens