O Grupo TRUMPF registrou uma significativa recuperação de 10,8% em vendas globais no ano fiscal de 2016/17, que terminou em 30 de junho de 2017. De acordo com os dados preliminares, as vendas realizadas entre 1º/07/2016 e 30/06/2017 alcançaram 3,1 bilhões de euros (acima de 2,8 bilhões de euros em 2015/16).
Mais uma vez, a Alemanha foi o maior mercado (com vendas de 642 milhões de euros), seguida pelos EUA (416 milhões de euros) e pela China (398 milhões de euros). As vendas na Coréia do Sul – onde estão baseados muitos dos clientes da TRUMPF da indústria eletrônica – foram particularmente animadoras: cresceram 57%, chegando a 209 milhões de euros. Isso fez do país o quarto maior mercado TRUMPF em todo o mundo no último ano fiscal.
O número de funcionários do Grupo aumentou 6%, subindo para 12 mil.
A TRUMPF atribui a recuperação do Grupo nas vendas a uma economia global forte. “Em muitos mercados, superamos nossas expectativas, com uma contribuição igual de todos os nossos produtos”, diz Nicola Leibinger-Kammüller, CEO da TRUMPF. “Mas sabemos que o clima de investimento atual foi influenciado por fatores externos, como a taxa de câmbio do euro e os preços das matérias-primas”.
A presidente ressalta que a TRUMPF usou o ano fiscal passado para impulsionar seu investimento na plataforma de negócios digital AXOOM, bem como na expansão de locais na Alemanha e no exterior. Exemplos incluem a conclusão das instalações de produção e venda em Varsóvia (Polônia) e Neukirch (Alemanha), bem como o centro de logística na sede em Ditzingen, construído no valor de 35 milhões de euros, que será inaugurado em 19 de outubro de 2017. A TRUMPF também construiu uma fábrica demo da indústria 4.0 em Chicago, com investimento de 13 milhões de euros, que será aberta em 12 de setembro de 2017, com a presença do TRUMPF Group Management.
Mercado brasileiro
A mudança no comando da Presidência da República e a nova equipe econômica trouxeram ânimo ao mercado, fazendo do segundo semestre de 2016 o melhor período para a TRUMPF do Brasil no último ano fiscal. “As alterações criaram um ambiente de confiança, favorecendo a retomada dos negócios”, diz , diretor-presidente da empresa.
De janeiro a junho deste ano, porém, a descoberta de novos casos de corrupção abalou novamente a confiança dos investidores, paralisando os projetos. Mesmo assim, a TRUMPF do Brasil fechou o ano fiscal com o dobro de entrada de pedidos e vendas totais 50% maiores em relação ao ano fiscal anterior.
Máquinas-ferramenta para o corte a laser continuam sendo o carro-chefe da companhia, que é líder mundial em tecnologia laser aplicada à indústria. No Brasil, fabricantes de peças e componentes para os setores automotivo e de máquinas agrícolas são os principais compradores das máquinas TRUMPF. E eles exigem, cada vez mais, equipamentos de alta tecnologia, alta produtividade e alto desempenho agregadas às soluções de conectividade. “Se a máquina não tiver soluções de automação e plataformas voltadas para a integração dos processos no chão de fábrica, não vende”, comenta Visetti.