O “Escape Room”, jogo em que é preciso resolver um desafio para conseguir “escapar da sala” no tempo estipulado, já está sendo usado como ferramenta pedagógica em sala de aula. Com intuito de estimular a união entre as turmas e o trabalho em equipe, os alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizado em Interlagos (SP), participaram pela primeira vez de uma atividade adaptada de “Escape Room” na classe com o objetivo de trazer o tema do Bullying para discussão.
A professora Melissa Ufer, responsável pelo projeto, explica que se trata de um produto novo: foi a primeira vez que o desafio foi aplicado em uma sala de aula.
“Além de fortalecer a união da turma e de trazer uma reflexão sobre a valorização da diversidade, o raciocínio lógico e a atenção aos detalhes são estimulados através da resolução dos desafios propostos”, afirma a professora, ressaltando que com essa reflexão, o assunto levado para dentro da sala de aula também ajuda os professores a lidarem com temas debatidos e opinados pelos alunos.
A dinâmica do “Escape na escola” da empresa Escape Júnior é similar aos “Escape Rooms” convencionais. O jogo foi desenvolvido para essa faixa etária e foi realizada uma rodada de feedback com os alunos e também com professores, com adaptações para ser aplicado de uma turma para outra. Uma diferença é a quantidade de participantes, que é maior, e outra, é que o tempo foi adaptado para 40 minutos por conta da aula.