A Spielwarenmesse, de Nuremberg, Alemanha, começa a fazer parte do calendário anual de eventos de um número cada vez maior de empresas brasileiras. Em sua última edição, de 10 a 14 de fevereiro último, por exemplo, seis delas marcaram presença como expositoras, além de 395 visitantes do Brasil, naquela que é considerada a maior feira de brinquedos do mundo. Para o evento de 2011 pelo menos cinco já confirmaram suas presenças, o que deve se elevar para mais de uma dezena.
Organizadas pela Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, as missões empresariais do Brasil na Spielwarenmesse iniciaram-se em 2007 com a participação de apenas três expositores. No ano seguinte, o número evolui para nove, correspondente a um espaço de 109 m². “A presença de um número menor de expositores em 2010 deveu-se a uma expectativa pessimista em relação aos efeitos da crise financeira mundial, o que, todavia, não se confirmou”, relata Patrícia Souza, executiva responsável pela organização de feiras da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre.
Experiências
“Os resultados da feira de brinquedos foram muito positivos, inclusive melhores que em 2009, na nossa primeira participação na Spielwarenmesse”, diz Thiago Richter Senden, da área de marketing da Ricsen Ltda., de Curitiba (PR). Tradicional fabricante de bichinhos de pelúcia e de pantufas animadas, fundada em 1987, a empresa fechou negócios com clientes da Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Kwait, além de encaminhar parcerias estratégicas com outras empresas presentes no evento.
“A feira de Nuremberg representa um marco para o início de nossas operações internacionais. Foi a partir dela que começamos os recentes contatos com o mercado europeu, e já no segundo ano estamos colhemos ótimos resultados”, conta o executivo.
Outro exemplo de sucesso na feira é o da Xalingo S/A Indústria e Comércio, de Santa Cruz do Sul (RS). Dona de uma linha de cerca de 850 itens como triciclos, jogos, bolas e regadores, ela expôs seus produtos em Nuremberg pelo segundo ano consecutivo. “Além da oportunidade de abrir novos mercados, o evento proporciona uma visibilidade bastante significativa ”, diz o diretor da empresa João Ebert.
“Dada a presença de grande número de visitantes de vários continentes, podemos ter uma visão das necessidades de cada cultura o que facilita a nossa adaptação a esses mercados”, acrescenta. “Além disso, temos a oportunidade de formar parcerias com empresas que podem completar a linha de nossos produtos. Nossa expectativa foi plenamente alcançada e já confirmamos nossa presença para a próxima feira.”
Panorama
Em sua 61°edição, a Spielwarenmesse de 2010 contou com 2.625 expositores de 63 países. O número de visitantes superou a 76 mil, dos quais 52% de estrangeiros oriundos de 104 países. Um dos setores que mais cresceu foi o de artigos para bebês e puericultura. Situados em um pavilhão especial, o “Baby’s World”, os expositores desta área representaram mais de 12% do total, com um incremento de 4% em comparação ao ano anterior.