Publicidade

Notícias da Baviera
5 de maio de 2014

Munique é a cidade mais tecnológica da Europa

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Em um estudo feito pela Comissão Europeia que analisou as regiões da UE que oferecem as melhores condições de localização para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Munique liderou o ranking europeu com as 30 melhores.

Na pesquisa, as clusters regionais de firmas de TIC e institutos de investigação foram catalogados como “polos europeus de TIC de excelência” (EIPE, na sigla em inglês). A capital bávara, que atingiu 100 dos 100 pontos possíveis, conquistou o primeiro lugar. Além dela, Karlsruhe (quarto lugar) e Darmstadt (sétimo lugar) foram mais duas cidades alemãs que ficaram entre as dez melhores.

O estudo EIPE examinou todas as 134 regiões da Europa que, de acordo com a classificação de Nomenclatura das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS, na sigla em francês), tem uma produção significativa em TIC. Na pesquisa, foram considerados três fatores que influenciaram na classificação:

  • Pesquisa e Desenvolvimento (a proximidade com instituições de ensino e investigação locais);
  • Internacionalização (envolvimento de parceiros estrangeiros e cooperações);
  • Networking regional (cluster de pesquisa, trabalhos em conjunto com empresas locais e capital de risco local).

Para determinar o desempenho em pesquisa e desenvolvimento, também foram analisados quantas patentes vêm da região e com que frequência artigos científicos têm sido citados internacionalmente, o que colocou a cidade em primeiro lugar. Munique ainda aponta para um número significativo de investidores de risco no local. O distrito de Munique conquistou o 23° lugar com 49 pontos. Desta forma, o Vale do Silício alemão encontra-se no Vale do Isar.

As cidades de Karlsruhe, Darmstadt e Bonn (em décimo primeiro lugar) não pontuaram no quesito “Investidores”, mas tiveram um bom desempenho em relação aos programas de graduação de ciências da computação nas universidades e institutos de pesquisa Fraunhofer em seus ambientes. Da mesma forma pontuaram Cambridge (Reino Unido), Uusimaa (Finlândia) e a região de Brabant, em Eindhoven (Países Baixos).

Berlim conquistou o 15° lugar, logo a frente de Dublin. Em comparação com outras grandes cidades, como Londres (segundo lugar) e Paris (terceiro lugar), decepcionou o fato de ter, como “capital dos empresários” (de acordo com a publicidade), menos empregos no setor de TIC, semelhantemente à metrópole bancária de Londres.

Para mais informações acesse: http://www.bayern.com.br

 

——————————————————————————————————–

 

Divulgação muenchenstadportal.de
Divulgação muenchenstadportal.de

Nota original fornecida por:

Compartilhe:

Artigos relacionados