A cabina do sistema de elevadores MULTI ganhou o German Design Award 2018 na categoria “Buildings and Elements”. O prêmio criado pelo German Design Council é um dos mais prestigiados internacionalmente para projetos de design inovadores.
O conceito de design da cabina foi desenvolvido pela Junior Professorship in Industrial Design Engineering da Technische Universität Dresden. A agência de design neongrau criou o conceito de iluminação e a interface, enquanto a cabina foi construída pela Composyst GmbH. Atualmente, a cabina leve e transparente está em exibição no lobby da torre de teste da thyssenkrupp para elevadores de alta velocidade em Rottweil, na Alemanha.
O prêmio enfatiza o objetivo da empresa em combinar funcionalidade e forma. “O sistema de elevadores MULTI não se move apenas verticalmente, mas também horizontalmente. A tecnologia é refletida pelo design da cabina futurista, bem como pela interface icônica”, comenta a equipe alemã do Design Award.
Sem cabos, com o MULTI não importa se sua viagem é para cima, para baixo ou para os lados. O elevador, que ainda está sendo testado, revolucionará toda a indústria. Consequentemente, a thyssenkrupp Elevator também explorou novas formas de design. O contato com os potenciais clientes revelou forte interesse para que a tecnologia do elevador estivesse visível aos passageiros, de preferência através de uma cabina transparente (panorâmica), que permitisse uma vista grandiosa do poço, bem como do edifício inteiro quando se faz a viagem.
Dr. Thomas Kuczera, chefe de Desenvolvimento Mecânico do MULTI, afirma: “Nosso desafio era desenvolver uma cabina leve, que fosse ainda mais leve que o peso otimizado do motor linear e com um design moderno e transparente”.
Carbono ou fibras de carbono, por exemplo, fios de nylon carbonizados e oxidados foram a solução. Stefan Utecht, diretor-gerente da Composyst GmbH, explica: “O material inovador é tão forte como o aço, mas pesa um terço menos do que a liga”. O material não corrói mesmo em clima úmido e pode ser moldado facilmente – por isso, os cantos da cabina são arredondados – e necessita de muito menos manutenção do que os sistemas tradicionais de elevadores. A estabilidade, a funcionalidade e quase nenhum limite para o design são as principais vantagens deste tipo de construção ultraleve.
O interior, com seu painel de operação, também é inovador. A estrutura circular capta as direções das viagens da cabina dentro do poço. A direção atual da viagem está sempre em exibição, assim como as opções para mudar de andar ou de cabina para outras direções. Embora as paredes tenham apenas alguns milímetros de resistência, os técnicos e designers conseguiram integrar discretamente a ventilação, a iluminação e o sistema de som.
Foto: Divulgação thyssenkrupp