A BASF e o Carrefour desenvolveram uma parceria para oferecer aos consumidores da rede de supermercados uma opção de sacolas 100% biodegradável. A rede anunciou que eliminará todas as embalagens tradicionais de suas lojas nos próximos quatro anos. Piracicaba, no interior de São Paulo, foi a primeira cidade a implantar a iniciativa.
A nova sacola, biodegradável em até 180 dias, é produzida em Ecovio, resina da BASF que contém o PLA (ácido polilático) – derivado do milho. Diferenciada pela a cor amarela, terá capacidade para o transporte de até 10 quilos de produtos.
“Microorganismos fazem a digestão da sacolinha plástica. Tais sacolas representam uma excelente solução para armazenar o lixo orgânico gerado nas nossas residências, que hoje corresponde a aproximadamente 60% do volume total de resíduos produzidos por uma família”, afirma Letícia Mendonça, gerente de especialidades plásticas da BASF.
O hipermercado venderá as embalagens por R$ 0,30 cada uma – a renda decorrente da venda em Piracicaba será revertida para o “Lar dos Velhinhos”, uma entidade assistencial da cidade. Serão oferecidas também caixas de papelão gratuitas para consumidores e sacolas retornáveis por preços entre R$1,90 e R$15.
Mercado
A ação, pioneira no varejo brasileiro, faz parte de um plano mundial do Carrefour para a eliminação da utilização de sacolas plásticas tradicionais nas lojas da rede – entre os países do Grupo que já aboliram o uso do material estão a França, a China e a Polônia.
O filme biodegradável da BASF já é utilizado no Brasil por empresas como Honda, Editora Abril e Santander, em produtos específicos. Embalagens usadas para pesar verduras e legumes no Carrefour também serão substituídas.