A Bosch comemora 10 anos de produção do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) no Brasil. Desde o início de funcionamento da linha, em 2007, foram produzidos mais de seis milhões de unidades do equipamento em território nacional.
Sete anos antes do ABS tornar-se item obrigatório em todos os veículos zero quilômetro no Brasil, a Bosch já oferecia tecnologias que visam proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais, já que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas e permite que o motorista tenha total controle do volante e possa desviar de obstáculos.
A empresa também foi a pioneira na produção do Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP®) no mercado nacional. A linha entrou em operação em 2015. A tecnologia ajuda a elevar ainda mais a segurança nas estradas, especialmente em pistas escorregadias, já que o sistema mantém o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade ou um desvio de emergência.
O ESP® é um sistema de segurança ativa que ajuda evitar até 80% os acidentes causados por derrapagens. Pesquisas em todo mundo comprovam que o equipamento representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa. Inclusive as Nações Unidas consideram a tecnologia uma das maneiras mais eficientes de reagir contra o crescente número de mortes nas estradas. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o sistema como equipamento padrão.
A Bosch já contava com uma equipe de engenheiros atuando na calibração do Sistema Antibloqueio de Frenagem muito antes da primeira fábrica de ABS entrar em operação no mercado brasileiro. Conhecimento técnico este que também foi fator indispensável quando a Bosch decidiu nacionalizar a produção do Programa Eletrônico de Estabilidade.
Atualmente, há uma ampla equipe de engenheiros trabalhando alinhados às engenharias globais do Grupo, visto que cada vez mais os projetos exigem times multidisciplinares, além de conhecimentos específicos do mercado de atuação. A base sólida no desenvolvimento de ABS e ESP® do time brasileiro está abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias que serão a base para os veículos semiautônomos no médio prazo, como os sistemas de atuação, radares, sensores, câmeras e iBooster.
Foto: Divulgação Bosch