O tema diversidade vem ganhando cada vez mais espaço dentro das corporações. E não é à toa. Pesquisa do Hay Group aponta que aproximadamente 76% dos funcionários das empresas que se preocupam com a diversidade reconhecem que têm espaço para expor suas ideias e inovar no trabalho. Já naquelas que não têm a diversidade como pauta da agenda, esse número cai para 55%. Ou seja, quem quer inovar precisa diversificar.
Mas como mostrar de maneira simples e eficaz que a diversidade de uma corporação existe e pode gerar muita coisa boa? Esse foi o desafio que a área de Comunicação Integrada da SAP Brasil passou para a agência PAN Visual Content, especializada em conteúdo visual, infografias, apresentações institucionais e motion graphics, no final do ano passado. A ideia desenvolvida foi a criação de um livro de receitas que valorizasse a diversidade cultural da empresa e engajasse os colaboradores para contar suas histórias de vida por meio de receitas de família.
A partir de uma campanha interna incentivando os funcionários a enviarem suas receitas familiares, trinta pratos foram selecionados – de um Chai indiano a um Pierogi polonês, passando por sukiyakis e vatapás – e após essa seleção o livro foi elaborado, com a ajuda de uma culinarista e a fotógrafa Nani Rodrigues, especializada em fotos diferenciadas de receitas. Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada da SAP Brasil, conta que esse era um projeto que poderia ter sido apenas mais um livro de receitas comum se não fosse o entendimento e o cuidado da agência na elaboração de um projeto gráfico e editorial sofisticado e ao mesmo tempo simples. “O papel da agência nessa iniciativa foi fundamental para que ganhássemos o destaque que tivemos dentro da SAP – o livro que nasceu para ser digital acabou sendo impresso e até ganhando uma versão em inglês devido ao sucesso que fez – e também fora da empresa, com esse prêmio e vários outros reconhecimentos”, afirma Luciana Coen. A SAP Brasil e PAN Visual Content ganharam pela obra o Prêmio Aberje Nacional para melhor Publicação Especial do Brasil.
Deca Pahim, sócia da PAN Visual Content, afirma que o principal desafio foi tornar o livro um objeto de desejo para as pessoas sem perder a simplicidade, que é um dos posicionamentos da marca SAP no mundo todo. “Priorizamos o ritmo de leitura, com diferentes layouts para cada receita. O objetivo foi favorecer ao máximo o trabalho fotográfico. Para representar o toque autoral de cada receita criamos uma composição tipográfica aliando a tipologia do guia da marca da SAP a uma fonte cursiva”, diz Deca.
Foto: Divulgação SAP