As indústrias são frequentemente confrontadas nos níveis individual, organizacional ou governamental no que diz respeito à exigência de redução de sua pegada de carbono e seus níveis de emissão de CO2. Felizmente, a mudança para uma produção ecologicamente amigável é mais fácil do que se imagina. Mas, como isso funciona na prática?
Grandes corporações já estão mostrando o caminho. Por exemplo, a seguradora Allianz planeja destinar investimentos à neutralidade em carbono até 2050, e a Bosch está programada para eliminar toda a sua pegada de carbono até 2020.
Vale ressaltar que o compromisso ecológico assumido por marcas e instituições vem desempenhando um papel cada vez mais importante nas decisões de compra dos consumidores. A lealdade e o engajamento dos funcionários de forma conjunta à empresa também podem contribuir significativamente para um resultado positivo na preservação do meio ambiente.
Devido à alta relevância do assunto em âmbito global, a HANNOVER MESSE, a mais importante feira internacional do setor industrial, aborda o tema onipresente em seus eventos internos, além de reunir uma série de expositores com soluções e suporte voltados à produção neutra em carbono.
A plataforma recebe fornecedores de soluções específicas que podem ajudar uma empresa a diminuir ou evitar a emissão de gases de efeito estufa dentro de sua cadeia de valor, a partir de tecnologias que visam à neutralidade climática.
Companhias que objetivam a neutralidade climática devem desenvolver o plano de ação adequado à sua realidade. Os custos variam dependendo do número de medidas tomadas e da rapidez com que são implementas. Estes custos podem ainda ser distribuídos por um determinado período através de uma estratégia individual. Uma vez que o público consumidor está cada vez mais interessado em conhecer as ações ambientais das empresas, a competitividade entre as marcas tende a aumentar para atender essa demanda. A proteção climática será, portanto, decisiva para o futuro do marketing empresarial e valiosa a longo prazo, além de diminuir drasticamente os custos das empresas com energia.
Geralmente o caminho para a emissão zero pode ser dividido em três etapas: a análise das emissões da indústria e de possíveis soluções para a diminuição de carbono, a adoção de fontes de energia limpas e, por fim, a compensação de emissões de carbono inevitáveis com projetos próprios ou apoiando um programa ambiental respeitável. Alguns dos métodos mais adotados para a diminuição do carbono são a utilização do calor residual em processos, o reuso de águas para resfriamento de máquinas e a compra de energia fotovoltaica.
A próxima edição da HANNOVER MESSE acontece entre os dias 20 e 24 de abril de 2020. A Câmara Brasil-Alemanha, representante oficial da feira, auxilia brasileiros interessados em expor. Caso tenha interesse, envie um e-mail para comex@ahkbrasil.com ou ligue para (11) 5187-5111.