Com o fechamento da compra no dia 1º de dezembro, o grupo Hamburg Süd agora faz parte da empresa dinamarquesa Maersk Line e, portanto, é uma subsidiária da líder mundial do mercado no transporte de contêineres. “Sob este novo guarda-chuva, podemos fortalecer a posição da Hamburg Süd em todo o mundo em um ambiente de mercado desafiador, melhorar nossa posição no mercado e oferecer vantagens a nossos clientes”, disse o Dr. Arnt Vespermann, novo CEO da Hamburg Süd.
O Dr. Arnt Vespermann trabalha na Hamburg Süd há 18 anos, sendo membro da Diretoria Executiva desde 2009. Com a venda para Maersk Line, ele sucede como CEO o longevo Chairman do Board Executivo, Dr. Ottmar Gast, que continuará como Presidente do Conselho Consultivo, do qual também Søren Toft é parte, Vice-Presidente Executivo e Chief Operating Officer (COO) AP Moller-Maersk e membro do Board Executivo da AP Moller-Maersk. Outros membros do Board Executivo da Hamburg Süd que prosseguem são Frank Smet como Chief Commercial Officer (CCO), que é membro do Board Executivo desde 2012, e Jakob Wegge-Larsen como novo Chief Financial Officer (CFO).
A Hamburg Süd continua a ser uma empresa comercialmente independente com suas próprias áreas de Vendas e Marketing, Atendimento ao Cliente e departamentos auxiliares, como TI, Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade. “Nossos clientes continuam a ser o nosso foco. Para eles, não haverá mudança no serviço que estão acostumados a receber de nós. O sucesso da Hamburg Süd em seus quase 150 anos de história baseia-se na grande experiência e expertise de nossos funcionários, nossa profunda compreensão dos mercados e as necessidades de nossos clientes, bem como a alta qualidade do produto que lhes oferecemos”, disse o Dr. Arnt Vespermann. “Agora estamos oferecendo aos nossos clientes uma das redes internacionais mais abrangentes da indústria, juntamente com o conhecido serviço de qualidade da Hamburg Süd”. Isso faz da Hamburg Süd um dos fornecedores mais competitivos do setor.
A gama de produtos da brasileira Aliança Navegação e Logística, com foco na cabotagem, continuará inalterada, e as subsidiárias que operam em rotas não-regulares (tramp) – Rudolf A. Oetker (RAO), Aliança Bulk (Aliabulk) e Furness Withy Chartering – assim, como a agência de viagens Hamburg Süd, também continuarão suas atividades comerciais como antes.
Há um ano, o antigo proprietário da Hamburg Süd, Dr. August Oetker KG, anunciou a intenção de se retirar do ramo de navegação e vender a Hamburg Süd para a Maersk. Após a aprovação das autoridades de concorrência responsáveis, foi possível finalizar a venda no dia 1º de dezembro.