Para atender ao crescimento, projetado para os próximos anos, das vendas de caminhões e ônibus nos mercados brasileiro e latino-americano, a Mercedes-Benz do Brasil decidiu integrar sua atual fábrica de automóveis em Juiz de Fora, Minas Gerais, ao sistema de produção de veículos comerciais a partir de 2011.
Inaugurada em 1999 com o modelo Classe A, já fora de linha, a unidade mineira do grupo produz atualmente o cupê CLC. Em pouco mais de dez anos de funcionamento, já fabricou mais de 140 mil carros com a estrela de três pontas. “A decisão confirma a importância estratégica da planta para os negócios da empresa. Essa expansão é a melhor solução para ampliar o nosso sistema de produção de veículos comerciais no Brasil”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, como consequência desta medida a rede de fornecedores da região também será aumentada. “Nós acreditamos que a expansão de nossas operações e o impacto positivo sobre os fornecedores também contribuirão para geração de empregos e investimentos na cadeia produtiva”, ressalta.
São Bernardo do Campo, atual fábrica de caminhões e ônibus Mercedes-Benz, continua a ser o centro do sistema de produção da marca no Brasil e terá também sua capacidade produtiva aumentada para 75 mil unidades até 2012, conforme já anunciado no início de março. “Precisaremos, porém, de uma capacidade adicional para atender às futuras demandas”, avalia Ziegler.