Um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, celebrará o ano do bicentenário do pianista Robert Schumann. A homenagem a um dos mais importantes compositores alemães do período romântico acontece nesta terça-feira (30).
Sob a regência do Maestro Ira Lavin serão apresentadas as obras Genoveva op. 81, concerto para piano e orquestra op.54, e a sinfonia n°2. Essa última contará com a participação da solista Janne Mertanen. O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados com antecedência nas bilheterias do teatro.
Compositor
Robert Schumann nasceu em 8 de junho de 1810 na cidade de Zwickau, Saxônia, Alemanha. Em 1830, em Leipzig, passou a dedicar-se exclusivamente à música, com auxílio dos professores Friedrich Wieck e Heinrich Dorn. Suas obras foram influenciadas por músicos como Mozart, Schubert e Beethoven.
Fundou o Neue Zeitschrift für Musik (Nova Revista para a Música), um períodico voltado para a música, em 1834, em conjunto com amigos e intelectuais da época. Casou-se com Clara de Wieck, filha de seu instrutor, que depois seria conhecida como Clara Schumann, famosa pianista e também compositora.
Além de compor obras importantes como Sinfonia Opus 26 – Renana, Sonata para Violino e Piano e o Trio para Piano Opus 110, Schumann também foi Diretor Musical na cidade de Düsseldorf. Em 1854, foi obrigado a renunciar ao cargo por conta do avanço de uma doença mental. No mesmo ano, tentou suicídio. Morreu em 29 de julho de 1856, no Asilo de Endenich, perto de Bonn.