A DHL Supply Chain foi selecionada pela LEGO para gerenciar sua logística no Brasil. O projeto inclui a gestão do Centro de Distribuição (CD) principal em Louveira, a nacionalização dos produtos e a distribuição para todo o País. A DHL mantém um relacionamento de longa data com a marca em outros países, como nos EUA e México, fator importante para o fechamento da parceria no Brasil. Anualmente, o CD da LEGO no Brasil movimenta mais de 2 milhões de peças, enviadas a mais de 300 distribuidores e varejistas.
Para Alexandre Castro, gerente geral de Operações da DHL Supply Chain, “além do porte internacional e experiência no varejo de brinquedos, nossa parceria com a LEGO nas Américas foi muito importante para a conquista deste projeto. Isso porque temos acesso às práticas de nossos colegas em outros países e vamos aplicar muito deste conhecimento no Brasil. A começar pelo mesmo software de gestão e processos, o que facilita a visibilidade de toda a operação e a comparação com outras unidades”.
Neste projeto, a DHL irá receber os produtos importados de outros países, proceder a etiquetagem de nacionalização e realizar a armazenagem. Nesta etapa, são utilizados coletores de rádio frequência que aumentam a produtividade por colaborador e conferem maior precisão na estocagem. Conforme a demanda, a DHL então fará a expedição dos pedidos e entrega por meio de sua malha de distribuição para grandes distribuidores, Centros de Distribuição de hipermercados e grandes redes de brinquedos, utilizando desde VUC’s até carretas, conforme a característica da carga.
“A parceria global de longo prazo e o alinhamento de ambas as empresas promoveram um atendimento diferenciado ao nosso público, que é extremamente exigente. Outro diferencial é a capacidade de adaptação da DHL, que é capaz de se adequar aos picos de demanda do mercado de brinquedos. Atuamos por todo o território brasileiro, que tem dimensões continentais, e precisamos contar com um distribuidor do tamanho do Brasil”, comenta Lígia Horvath Vargas, Gerente Sênior de Distribuição da LEGO para a América Latina.
Uma das principais características da cadeia logística da indústria de brinquedos é sua sazonalidade. Segundo estimativas de mercado, cerca de 70% das vendas são realizadas no segundo semestre, principalmente nas proximidades do Dia das Crianças e do Natal. “Esses grandes picos lançam desafios à eficiência logística da indústria de brinquedos. Isso porque, nestes momentos, a demanda por área de armazenagem e equipe aumenta muito e de forma concentrada, impactando tanto o armazém como a malha de distribuição. É preciso ter flexibilidade e solidez operacional para dar conta da demanda concentrada sem elevar os custos gerados pela sazonalidade”, ressalta Alexandre Castro.
No presente projeto, o Centro de Distribuição da LEGO está localizado em um site multicliente da DHL em Louveira. Desta forma, nos picos de demanda, a DHL tem condições de aumentar o espaço de armazenagem e equipe dedicada de forma rápida e sem impactar a operação. “No segundo semestre, temos que duplicar o espaço de armazenagem e triplicar a equipe para o manuseio dos produtos. A malha de distribuição também é afetada. Na DHL, conseguimos direcionar estes recursos de forma sistemática e segura, garantindo o fluxo logístico e a eficiência econômico-financeira”, explica.
Foto: Divulgação DHL