A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de vencer a licitação para ampliar sua presença de destaque no programa federal Caminho da Escola: mais 3.600 Volksbus já podem ser adquiridos por prefeituras e Estados de todo o país para o transporte de estudantes. O lote de veículos disponíveis para aquisição é dividido entre o Volksbus 8.160 ODR ORE1 e Volksbus 15.190 ODR ORE3 (Ônibus Rural Escolar) para 29 e 59 alunos, respectivamente.
Além de 1.600 unidades de cada configuração mencionada, a empresa conquistou ainda a licitação para venda de lote de 400 unidades do Volksbus 8.160 OD ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível, que transporta 30 alunos), alcançando a soma de 3.600 ônibus escolares VW.
Os chassis são produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), que já está preparado para a demanda até o encerramento do prazo de aquisição desses veículos, em novembro do ano que vem.
A fabricante é líder absoluta no fornecimento de veículos ao programa e este ano celebrou o marco de mais de 20 mil unidades entregues para o transporte de estudantes nos pontos mais remotos do Brasil. O volume de entregas de ônibus Volkswagen passa da metade do total de entregas em toda a história do programa, criado há doze anos. Não à toa, há muitos números a comemorar: mais de 1 milhão de estudantes já andaram de Volksbus em 5.226 municípios de todo o Brasil – quase a totalidade de cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação.
“Todos os esforços no sentido de promover a educação no Brasil são de fundamental importância. E para nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, contribuir com esse propósito tornou-se, desde o início do Caminho da Escola, uma missão especial. Nossos times de engenharia dedicaram-se à concepção veículos que alcançassem os destinos mais difíceis, com a máxima robustez, para permitir o acesso das crianças à educação. Por isso dar novamente a notícia de uma conquista como esta é, para nós, uma enorme realização”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Suspensão elevada, que tornou os veículos mais altos para passar por aclives e declives com mais facilidade, é apenas um dos itens de sucesso para a robustez dos ônibus rurais Volkswagen destinados ao Caminho da Escola. Acessibilidade é outro ponto de destaque: dispositivo de poltrona móvel (DPM) equipam 100% dos Volksbus para garantir a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.
Especialização no transporte escolar
A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbana, na faixa de 8 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos contra esmagamento nas portas e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.
Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar e aumenta a transparência das aquisições.