Uma pesquisa realizada na Alemanha pelo instituto GfK demonstra o alto potencial de compra pela internet da terceira idade.De acordo com o estudo, cerca de 40% dos entrevistados de 50 a 69 anos fizeram compras online nos últimos 12 meses. A internet foi usada por este segmento para alugar carros, comprar computadores, medicamentos e suplementos alimentares.
No Brasil, o potencial de compra dos idosos é de 17%, segundo a GfK. Outro levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que em uma década as pessoas com idade acima de 50 anos representarão 18 milhões de consumidores no País.
Para Paulo Carramenha, diretor presidente da GfK Brasil, a maior expectativa de vida da população é uma das cinco tendências mundiais que influenciam o consumo. “No Brasil esta tendência, que já começa a ser observada com atenção pelas indústrias do turismo, da saúde e da beleza, entre outras, também deverá pautar a indústria da tecnologia e do comércio eletrônico”.
O fundamental, segundo ele, é estar atento às especificidades desse público, “que ao envelhecer adota novos hábitos, seja por necessidade física, seja por transformação de interesses”, acrescenta.
Realizada em janeiro e fevereiro de 2010 com 1.183 alemães, a pesquisa da GfK analisou a internet e seu impacto nos hábitos de compra em 29 itens de bens e consumo.