Desde o lançamento da loja virtual Voith Paper Webshop, em 2017, o número de usuários vem aumentando constantemente. No mundo inteiro, mais de 96 empresas já estão usando esta ferramenta on-line que foi recentemente desenvolvida para integrar o portfólio digital da Voith. Com mais de 100 unidades fabris operando em 30 países, o Grupo Mondi é uma das empresas que está se beneficiando dos processos de pedidos simples, ágeis e econômicos da Voith Webshop.
Antigamente, a equipe de compras da Mondi recorria a catálogos eletrônicos para fazer o pedido de peças de reposição, matérias-primas e até materiais de escritório. Wolfgang Stramitzer, que foi o responsável pela iniciativa como Gerente de Projetos de Excelência em Compras da Mondi, destaca que a loja virtual desenvolvida pela Voith é muito diferente dos processos de eProcurement que a empresa costumava usar: “Graças à enorme variedade de serviços extras, como o rastreamento de pedidos e a disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, a loja virtual oferece muito mais vantagens. Na minha visão, é um modelo extraordinário que nos ajuda a aumentar ainda mais a eficiência do nosso grupo.” Um exemplo disso é o rastreamento de pedidos, que permite à Mondi acompanhar a data exata de chegada de um pedido. As paradas de manutenção podem ser planejadas com precisão, o que permite reduzi-las ao menor tempo possível e, consequentemente, garantir maior disponibilidade à máquina.
Para Markus Wenzl, gerente de Compras da Mondi Neusiedler, a loja virtual também é uma ferramenta fundamental à manutenção das fábricas. “A loja virtual oferece dados de alta qualidade, bem como um acesso simples e seguro às peças de reposição. Além disso, informações como listas de peças de reposição pré-preenchidas, pacotes personalizados e históricos de pedidos, contribuem para manter a produção rodando”, afirma Wenzl.
Outro fator-chave para o sucesso da loja virtual é o seu acesso personalizado, que simplifica muito o processo de pedidos. Além disso, os números de itens da loja virtual são idênticos aos números utilizados pela Mondi. O sistema também armazena detalhes das peças de reposição e do desgaste dos diferentes componentes de cada máquina de papel do cliente. Como as máquinas de papel são muito diferentes entre si, essa função permite acelerar muito o processo de pedidos. A equipe de compras não precisa mais escolher produtos em um catálogo com diversas variantes de peças: agora ficou fácil encontrar as peças certas para cada máquina. Além disso, muitas informações sobre a máquina – desde o seu projeto original até o histórico de pedidos e instruções de operação – podem ser integradas à seção personalizada da loja virtual Voith Paper Webshop.
A integração perfeita da loja virtual ao sistema de compras da Mondi otimizará os processos e reduzirá o trabalho administrativo. No Grupo Mondi, a integração da loja virtual à plataforma SAP Ariba será realizada no primeiro trimestre de 2020. Atualmente, a loja virtual ainda está integrada a um sistema de catálogos da Mondi Neusiedler por uma interface OCI instalada na fábrica de papel de Hausmening, na Áustria, onde está sendo realizado o piloto do sistema. O compartilhamento de todos os documentos importantes ao processo de pedidos, como a colocação de pedidos e sua confirmação, já está sendo realizado de forma automática e eletrônica, inclusive pelo sistema SAP Ariba. Na atual etapa, as equipes do projeto estão preparando os dados das demais unidades da Mondi – um trabalho que exige total garantia da segurança para a troca de dados.
A loja virtual da Voith Paper é especificamente adaptada às necessidades dos clientes. “O mais comum é o fornecedor nos procurar para mostrar o que ele tem a oferecer. Já a Voith veio nos perguntar o que nós precisávamos”, afirma Markus Wenzl. Essa disposição de ouvir o cliente foi uma característica que permeou todo o projeto – e que será fundamental na etapa de implementação. A significativa experiência do Grupo Mondi com eProcurement também ajudou. “Foi muito divertido trabalhar com a Mondi. Nós percebemos que a empresa tem muita experiência na área de eProcurement, por isso, ela sabia exatamente o que esse tipo de projeto precisa para garantir o sucesso para ambas as empresas”, destaca Björn Kleigrewe, gerente de projetos da equipe da Voith Webshop. Wolfang Stramitzer acrescenta: “Claro que apareceram muitos desafios ao longo do caminho. Mas graças à disposição da Voith em adotar novas abordagens, sempre acabamos chegando a uma solução sustentável.”