A VW Caminhões e Ônibus, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, alcançou um marco: mais do que dobrou os treinamentos realizados com motoristas do Brasil e seus mercados de exportação. Em 2019, a empresa realizou mais de 1.880 ações de capacitação, duplicando os números de 2018, que totalizaram 754.
Ao longo do ano instrutores vão às operações de clientes em todo o Brasil e também de importadores na América Latina e África para realizar treinamentos visando à redução de custos operacionais, fator atrelado à forma de condução do veículo nas mais diversas operações.
Durante o treinamento em trechos pré-definidos pelos clientes, os instrutores orientam como o motorista pode aproveitar ao máximo as funcionalidades operacionais de cada veículo, reduzir o consumo de combustível, o desgaste de pneus e componentes e também guiar de forma defensiva, o que proporciona uma rodagem mais segura.
O treinamento de condução econômica já ampliou a produtividade de veículos, conforme relatos dos próprios clientes. Outro benefício ressaltado por eles é o aumento na durabilidade da embreagem, além de preservação de caixa de transmissão, pneus, lonas de freio e suspensão também são identificados após o treinamento dos condutores.
“A VW Caminhões e Ônibus preconiza a robustez de produtos e a excelência em serviços. E é justamente com os treinamentos, promovidos em todos os nossos mercados, tanto nacional quanto de exportação, que mostramos ao cliente que estamos ao seu lado nessas frentes, orientando como tirar o máximo proveito de nossos caminhões e ônibus nas mais variadas operações”, comenta Eduardo Pignata, supervisor de Treinamento e Desenvolvimento da Rede.
A ação é realizada gratuitamente nas instalações dos clientes ou concessionárias e contempla material didático para teoria e orientação prática, quando os participantes têm a oportunidade de guiar o veículo com acompanhamento do instrutor.