Ponto de vista. Tudo depende do ponto de vista. Olhando com os olhos do presente, não parece que percorrer os 7,5 quilômetros entre as cidades Fürth e Nurembergue no Estado do Baviera em 14 minutos tenha sido uma grande acontecimento.
No entanto, assim como o pequeno passo do homem na Lua foi um grande passo para a humanidade, em 1835 a viagem do lendário Adler, o primeiro trem a vapor a circular na Alemanha, também foi sinônimo de uma grande revolução para o país.
Não só porque encurtou distâncias e aproximou as pessoas, mas também porque modificou o transporte de mercadorias, desenvolveu uma indústria de ponta e modernizou diversas cidades e regiões alemãs. Hoje, a Empresa Ferroviária Alemã – Deutsche Bahn AG ou simplesmente DB – opera praticamente sozinha uma das mais modernas, densas e invejáveis malhas ferroviárias do mundo: mais de 33 mil trens percorrem cerca de 40 mil quilômetros de trilhos pela Alemanha, transportando mais de quatro milhões de passageiros todos os dias.
Em 2010, o incrível mundo desse meio de transporte estará no centro das atenções alemãs durante as comemorações dos 175 anos da circulação do primeiro trem. Todas as épocas e domínios da história ferroviária do país poderão ser revividas, seja por meio de viagens em locomotivas históricas ou em modernos trens, seja em exposições ou nas festas nas estações.