Programa de aceleração cria oportunidades para startups

Foto: Shutterstock

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo promove anualmente o Programa Startups Connected, com o objetivo de desenvolver novos negócios entre grandes empresas alemãs e startups brasileiras, como Bayer, BASF, Voith Paper, Klabin, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Siemens e Siemens Energy. Em suas quatro edições, cerca de 35 desafios foram lançados, os quais tiveram o interesse de mais de 1000 startups de todo o Brasil. Das 35 selecionadas, importantes parcerias foram fechadas, nos mais diversos setores, que vão da saúde à infraestrutura.

Entre os exemplos, está o projeto da startup LAURA, que foi escolhida para desenvolver o seu serviço de diagnóstico virtual com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz após vencer o desafio de saúde “Jornada do Paciente”. Fruto da parceria entre as duas empresas, pouco tempo depois de ser lançada no mercado, a plataforma passou a ter grande utilidade no combate ao novo coronavírus.

Baseada em parâmetros estabelecidos pela OMS, LAURA utiliza inteligência artificial para fazer uma espécie de triagem virtual com os pacientes da instituição com suspeita de COVID-19. O serviço evita que haja deslocamentos desnecessários até o hospital e auxilia os médicos a terem uma previsão de quantos pacientes estão a caminho do hospital e quais deles têm sintomas preocupantes.

“A chegada da inteligência artificial da Laura é de extrema importância para auxiliar no enfrentamento da pandemia. Com a tecnologia, temos a oportunidade de maior previsibilidade no atendimento e, assim, preparar toda a nossa equipe médica e assistencial para oferecer o melhor atendimento ao paciente que chega até nós”, afirma Atualpa Carvalho de Aguiar, Gerente de Tecnologia e Inovação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Ao vencer o desafio “Papel e Celulose”, da Voith, a startup brasileira Peerdustry apresentou um sistema de precificação automática para processos de corte de chapas e fornecimento de peças usinadas, que conquistou a gigante alemã e a levou a acelerar o novo projeto. “O trabalho em conjunto com a Voith, apoiado pela Câmara Brasil-Alemanha, foi a melhor experiência de colaboração entre startup e indústria que tivemos. A forma como o trabalho foi estruturado e o engajamento da equipe da Voith foram excepcionais. Mesmo após o término do programa, iremos seguir próximos à companhia para evoluir ainda mais no relacionamento e na parceria”, comenta Bruno Diesel Gellert, Fundador da Peerdustry.

Ainda na edição passada, o Startups Connected alavancou a Milênio Bus, por meio de um desafio da Mercedes-Benz. O “projeto de inteligência de dados dentro dos ônibus” consistia na elaboração de um sistema capaz de mensurar o rendimento do ônibus, de acordo com o trajeto e a lotação, a partir da contagem de passageiros e outros dados gerados pelo próprio veículo.

Já em 2018, a startup que levou o prêmio do desafio “Excelência Industrial”, promovido pela empresa Schuler, foi a QualityStorm. A união entre as duas marcas resultou no Schuler FollowApp, uma solução cross-plataform para o planejamento e acompanhamento das atividades de fornecedores. A plataforma é composta por um aplicativo de inspeção de qualidade e uma solução web, com módulos de indicadores e ações de melhoria.

O Schuler FollowApp torna possível estabelecer os critérios de prazo e qualidade para projetos em desenvolvimento. E, uma vez que estes estejam definidos, os fornecedores realizam o apontamento das atividades que estão em execução. Todas as informações colocadas na plataforma são acompanhadas pela equipe da Schuler, que pode dar o feedback em tempo real e identificar possíveis desvios de projeto.

“O Startups Connected foi um grande impulso para a empresa e se mostrou um programa completo”, observa Brahim José Málaque Neto, Fundador da QualityStorm. “O trabalho da Câmara Brasil-Alemanha permitiu à nossa empresa evoluir o produto, melhorar aspectos de inovação e gestão da empresa e, principalmente, se conectar a Schuler”, destaca.

Este ano, a iniciativa que deu origem a todas essas parcerias, chega à sua quinta edição, e está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Além do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Voith em parceria com a Klabin, o Programa Startups Connected conta com a participação de empresas como BASF, Bayer, Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), Siemens Energy e Siemens. Conheça mais sobre o Startups Connected no link: https://startupsconnected.com.br/