Desenvolvimento de competências em disciplinas científicas desperta o espírito investigativo dos estudantes e podem ser utilizadas na futura vida profissional para a construção de novos saberes
O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos, foi reconhecido pelo governo alemão como Escola MINT, projeto que tem o objetivo de estimular o interesse dos alunos nas áreas de ciências investigativas e de pesquisas por meio da Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologia para os estudos e futura carreira profissional. A certificação é um reconhecimento pelo trabalho realizado no fortalecimento das matérias MINT e da infraestrutura disponível, como laboratórios e sala Maker. Assim, o Colégio passa a fazer parte de uma rede internacional de escolas e parceiros da indústria na área. A cerimônia oficial de reconhecimento, que contará com a participação de alunos com destaque em MINT e pais que se engajaram na iniciativa, será no dia 04 de dezembro em formato virtual.
“Ganhar a certificação MINT é o reconhecimento de um trabalho que a escola investe há muito tempo. É o reconhecimento da nossa infraestrutura, dos nossos professores, dos nossos projetos e de um olhar para a ciência que se aproxime da vida, do dia a dia e que não fique distante da realidade dos alunos e das famílias Humboldt”, afirma Talita Marcilia, coordenadora do o projeto MINT currículo brasileiro e coordenadora do Ensino Médio do Colégio.
Segundo Melissa Ufer, coordenadora MINT currículo Alemão, “para as disciplinas ministradas em alemão, a observação de fenômenos naturais e a compreensão do que acontece à nossa volta é algo naturalmente fascinante para crianças e jovens. Como professores, buscamos alimentar essa curiosidade, oferecendo a possibilidade de construção e experimentação a nossos alunos. O entusiasmo dos nossos estudantes no desenvolvimento dos projetos e o envolvimento dos pais foram essenciais para a obtenção da certificação”.
O MINT nada mais é do que a sigla alemã para o já conhecido STEM Education. A iniciativa contribui para uma postura mais positiva dos jovens, pais, professores e da sociedade em relação a essas disciplinas e vai ao encontro do atual desenvolvimento econômico, em que a escassez de profissionais qualificados na área científica-tecnológica tornou-se um problema estrutural tanto para a economia brasileira quanto para a alemã e consequentemente, a oferta de empregos que exigem qualificação é grande e tende a aumentar.