A SAP Brasil lançou uma campanha para que todos os seus mais de 1.100 funcionários façam pelo menos uma hora de voluntariado, em formato digital, até o fim do ano. O objetivo é impactar 100 mil vidas em 10 projetos de ONGs que já são parceiras nos projetos de Responsabilidade Social da empresa. A ideia é ir além da tecnologia, já que o projeto aproveita todas as habilidades presentes na companhia, com oportunidades em temas como mentoria de negócios e de futuros profissionais, gestão de fornecedores, marketing, diversidade e inclusão, finanças e muitos outros.
Batizada de SAP PotentiALL 100 por 100, a campanha pretende colocar a SAP Brasil entre as 10 maiores iniciativas de Responsabilidade Social da SAP no mundo. “Globalmente a SAP tem uma forte política de incentivo ao voluntariado e que é seguida pela SAP Brasil com forte engajamento todos os anos. Para 2020, colocamos metas ainda mais ousadas pois entendemos que não só o momento do País exige maior participação das empresas como também acreditamos que cada um precisa fazer a sua parte no uso desta plataforma que tem limites, que é o planeta Terra em que vivemos.”, explica Luciana Coen, Diretora de Comunicação e CSR da SAP Brasil.
“Em especial neste momento, quando muitos dos nossos funcionários seguem em isolamento social e trabalhando remotamente, participar de projetos tão inspiradores como estes foi uma necessidade que veio dos colaboradores e contribui para uma sensação de pertencimento e bem estar que vai muito além da vida profissional”, completa Luciana.
Em todas as operações da SAP no mundo, os funcionários podem doar 8 horas anuais de trabalho para apoiar alguma instituição. Nos últimos anos, a empresa vem incentivando que, além da doação de horas, os profissionais se dediquem ao voluntariado baseado em habilidades (skill-based ou pro-bono), que contribui para aprimorar a gestão ou algum processo das instituições apoiadas para ampliar a profissionalização ou responder a um desafio de operação.
Um dos exemplos nesse sentido é o desenvolvimento de um aplicativo para monitoramento e prevenção de incêndios na região de Brumadinho em Minas Gerais. Em parceria com a instituição Brigada Carcará, especializada em combate a incêndios, o objetivo é desenvolver um sistema utilizando geolocalização, e inclui alertas para fluxo de execução, com dedicação de mais de 630 horas de voluntariado até o momento.
Para a Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do País, a SAP doou licença do sistema de gestão para empresas em crescimento SAP Business One e vem implementando com o apoio de parceiros e voluntários da SAP um conjunto de software e hardware para aprimorar a gestão da entidade, controlar estoque de materiais cirúrgicos, organizar as informações das triagens, negociar com hospitais regionais que cedem leitos por alguns dias para realização das cirurgias e organizar os calendários dos novos mutirões.
Outro destaque da edição deste ano é a campanha com a Associação Crescer Sempre, parceira de longa data da SAP e do Instituto FIAP, que oferece Ensino Médio na comunidade de Paraisópolis e tem se destacado pela boa colocação dos alunos no Enem. Com o suporte da área de RH da SAP, um time de estagiários fará uma roda de conversa virtual com os estudantes para falar sobre temas que envolvem o ingresso na faculdade, busca do primeiro estágio e dicas sobre os processos de entrevista e início das atividades no primeiro emprego/estágio.
As demais instituições e atividades são:
Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial – movimento internacional formado por lideranças, empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. Entre as opções de voluntariado estão: mentoria em Inglês e tecnologia em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares; mentoria para formação de profissionais negros no sistema de gestão para empresas em crescimento SAP Business One; e mentoria para desenvolvimento de um plano profissional para jovens negros com idade entre 16 e 23 anos.
ASID Brasil – rede voltada ao desenvolvimento de instituições para pessoas com deficiência e que, desde 2010, atua unindo empresas, institutos e fundações. É formada por 203 instituições de todo o Brasil. Entre as opções de voluntariado estão: oficinas de gestão para instituições, de capacitação para professores e de inclusão digital para pessoas com deficiência.
Fundação Amazonas Sustentável – fundada em 2008, em Manaus (AM), realiza projetos ambientais, sociais e econômicos para a conservação da Floresta Amazônica. A oportunidade de voluntariado envolve oficinas de design thinking e mentoria para fomentar o desenvolvimento sustentável de negócios na floresta.
Instituto Ayrton Senna – as oportunidades de voluntariado incluem troca de experiências sobre gestão de pessoas, trabalho remoto e práticas de diversidade e inclusão.
Junior Achievement – apoio na edição da Latin Code Week, iniciativa que desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio da metodologia “aprender-fazendo”. Jovens de 16 a 24 anos do ensino público são orientados por profissionais da SAP em uma competição com desenvolvimento de aplicativos. O objetivo é encaminhá-los carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Algoritmo da Vida/Horas da Vida – um time de voluntários trabalha continuamente na melhoria da tecnologia do Algoritmo da Vida (machine learning e análise de dados), que monitora posts no Twitter para prevenção ao suicídio.
Rede Asta – Negócio social que conecta artesãs de todo o Brasil para a produção de soluções criativas e sustentáveis, que geram renda com o reaproveitamento de resíduos – o chamado upcycling. A SAP já tinha uma parceira para compra de máscaras produzidas por uma rede de costureiras e agora inclui um projeto para apoiar as ações de letramento digital básico para contribuir com as vendas online a partir de ferramentas simples como e-mail e whatsapp.