O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português e alemão) localizada em Interlagos (SP), é um dos vencedores do concurso “Erinnern für die Gegenwart” (“Lembrar para o presente”), promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para todas as 140 escolas alemãs no exterior. A cerimônia virtual de premiação na Alemanha foi transmitida ao vivo no dia 25 de fevereiro e todas as turmas do 9º do Ensino Fundamental II até o 3º ano do Ensino Médio assistiram acompanhadas de seus professores. Como prêmio, o Colégio recebeu um cheque simbólico no valor de 15 mil euros. As outras três instituições vencedoras foram uma escola alemã de Santiago (Chile), uma de Atenas, na Grécia e outra em Istambul, na Turquia.
De acordo com o Diretor-Executivo do Colégio Humboldt, Fábio Martinez, o monumento da instituição retrata passado sombrio da Alemanha e as conquistas do presente. “É fundamental que a simbologia do monumento incentive a reflexão sobre um capítulo sombrio da história e a transição para a liberdade e a democracia, para que este capítulo jamais volte a se repetir”, disse.
Para Mathias Rempel, professor de Filosofia e História, a premiação é o reconhecimento do trabalho realizado por toda a equipe envolvida, entre alunos, professores, coordenação e direção. “Foi um trabalho muito bem feito. Então, é um incentivo de continuar com os trabalhos e inspirar outras escolas”.
O projeto do Colégio se chama “DenkMalNach – FragMalNach”, em que DenkMalNach significa “pense sobre isso” e FragMalNach significa “pergunte sobre isso” no sentido de pensar e perguntar criticamente sobre os eventos históricos.
O concurso contribui para a promoção e a discussão da cultura de memória nas escolas, incentivando-as a lidar com a sua própria história, com seu contexto regional histórico e a refletir sobre o presente. De acordo com Ronny Möller, professor de História e Educação Física (disciplinas ministradas em alemão) envolvido na elaboração da proposta, o conceito do monumento permite a reflexão sobre outros temas relacionados, como o da ditadura RDA (República Democrática Alemã) e o da ditadura civil-militar no Brasil em outros subprojetos. Além disso, também pode ser usado de várias formas durante as aulas regulares, e não apenas para História, Ética, Arte ou Alemão. “O projeto oferece à escola uma grande oportunidade de adotar uma posição clara sobre questões presentes do mundo contemporâneo e, talvez assim, criar algo que possa até proporcionar um alcance que supere os muros da escola”, afirma.