As mulheres são o alvo principal da campanha para o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta segunda-feira (31). Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”, com o objetivo de alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente.
A data será marcada por uma série de eventos e palestras sobre o tema em diversos países.
Números do fumo
As mulheres representam 20% dos mais de 1 bilhão de fumantes do mundo, aponta a OMS. Embora os homens ainda sejam maioria, a entidade chama atenção para o aumento do tabagismo feminino, observado desde 2005.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 82% dos brasileiros já sofreram com problemas relacionados ao fumo. Entre as mulheres, o tabagismo é responsável por 40% dos óbitos até os 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana ocorridas após os 65 anos de idade.
Na Alemanha, em 2008, foram registradas 13 mil mortes de mulheres causadas por câncer associado ao consumo de tabaco, de acordo com a Agência Federal de Estatísticas – Destatis. Entre os homens, este número foi ainda maior, 30,7 mil mortes. No entanto, o estudo mostra que, entre 1998 e 2008, o número de óbitos para cada 100 mil habitantes ligados ao consumo de cigarro entre as mulheres quase dobrou – passou de 15,8 para 31,2.