O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português-alemão) localizada em Interlagos, São Paulo, ofereceu no último sábado (24/04), das 8h às 18h, a vacina contra a gripe para toda a sua comunidade escolar. A aplicação das doses que protegem do vírus influenza foi feita no estacionamento do Colégio, em esquema drive-thru, para evitar aglomerações, assim como foi feito no ano passado. Participaram da campanha as famílias que se inscreveram antecipadamente e garantiram vaga.
A vacinação contra a gripe auxilia e facilita o diagnóstico do paciente que desenvolver a Covid-19, uma vez que descartar as possibilidades de infecções respiratórias é tão importante quanto o desafio de descobrir a doença de maneira precoce. Dessa maneira, evita-se também o colapso nas unidades de saúde em casos mais graves de gripe.
“Na pandemia de Covid-19, essa imunização tornou-se ainda mais importante. Embora a vacina da gripe não diminua o risco de contágio por coronavírus, a proteção evita que a influenza sobrecarregue o sistema respiratório”, afirmou o Diretor-Executivo do Colégio Humboldt, Fabio Martinez.
A Clínica Vacivitta foi a responsável por oferecer a vacina tetravalente contra a gripe e as cepas recomendadas para a temporada 2021, que são: um vírus do tipo A / Victoria / 2570/2019 (H1N1) pdm09; um vírus do tipo A / Hong Kong / 2671/2019 (H3N2); um vírus do tipo B / Washington / 02/2019 (linhagem B / Victoria); e vírus tipo B / Phuket / 3073/2013 (linhagem B / Yamagata).
Neste ano, a Campanha Municipal de Vacinação contra Influenza foi antecipada como estratégia para ajudar a diferenciar o diagnóstico entre a gripe e a Covid-19, por terem sintomas semelhantes, e foi iniciada em 12 de abril na Cidade de São Paulo.