Grupo SMS assume as atividades industriais da empresa de engenharia Paul Wurth

Foto: Divulgação SMS Group

O Grupo SMS, empresa internacional líder em engenharia de instalações para a indústria metalúrgica, adquiriu os 40,8% restantes da Paul Wurth S.A. Estas ações eram anteriormente detidas pelo governo luxemburguês e por organizações estatais bancárias. Após essa recente aquisição, o SMS se tornou o único proprietário da fábrica de engenharia da Paul Wurth, reforçando sua competência em metalurgia e tecnologia do hidrogênio.

Com esta etapa, a sede luxemburguesa será ampliada para se tornar o centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para descarbonização e reciclagem dentro do Grupo SMS. Para este fim, o SMS e a Paul Wurth estão reunindo suas atividades de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de continuar a estabelecer padrões tecnológicos nestes campos voltados para o futuro. A futura gama de serviços inclui todas as tecnologias para redução de emissões de CO2 nas usinas siderúrgicas existentes; redução direta de minério de ferro à base de hidrogênio e livre de CO2; e Tecnologias Power-To-X para a produção de combustíveis sintéticos e produtos derivados. Além disso, as equipes internacionais de especialistas do SMS e da Paul Wurth continuarão a trabalhar na expansão do produto e da oferta de serviços em toda a cadeia de processos da indústria metalúrgica.

Como parte da transação, também uma parceria estratégica com a Universidade de Luxemburgo foi realizada para fortalecer a pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio na sede de Luxemburgo. Com o apoio financeiro de Paul Wurth, a universidade já estabeleceu uma cátedra para tecnologia de processo energético.

As atividades imobiliárias da Paul Wurth em Luxemburgo serão transferidas a uma nova empresa, na qual acionistas públicos luxemburgueses e o Grupo SMS terão participação.

Georges Rassel, CEO da Paul Wurth S.A., disse: “Aço Verde significa uma enorme transformação para nossos clientes. O Grupo SMS e a Paul Wurth têm estabelecido padrões tecnológicos na indústria do aço há 150 anos e já obtiveram muito sucesso com o trabalho conjunto dos últimos anos. Ao unirmos nossas competências, estamos assegurando que o SMS e a Paul Wurth continuarão a ser sinônimo de inovação e soluções sustentáveis.”

O Presidente do Grupo SMS GmbH, Edwin Eichler, disse: “Nas próximas décadas, as tecnologias de descarbonização substituirão os altos-fornos tradicionais e a coqueificação em usinas siderúrgicas integradas. Portanto, o balanço energético na usina siderúrgica terá de ser reconsiderado e reorganizado. Nossos clientes exigirão soluções totalmente integradas para provocar esta mudança. Ao lado do plano de descarbonização, continuaremos focados no desenvolvimento de soluções digitais para estabelecer processos de autoaprendizado. Esta desestruturação no mercado siderúrgico mundial significa que é a hora certa para a Paul Wurth e o SMS formarem um único fornecedor de soluções.”