A Audi do Brasil recebeu a certificação do Great Place to Work Brasil como um excelente lugar para trabalhar. Esta foi a primeira vez que a fabricante alemã aplicou a pesquisa de clima organizacional do GPTW e, logo no primeiro ano, os colaboradores reconheceram que a companhia possui um ambiente de trabalho cada vez melhor. A pesquisa apontou que orgulho em trabalhar na Audi e ética na condução dos negócios são pontos de destaque e ficaram acima da média verificada de acordo com a metodologia aplicada.
Para Karine Fernandes, Responsável pela área de Recursos Humanos da Audi do Brasil, “esta é uma grande conquista para a empresa, porque não há melhor forma de medir nossas ações do que o reconhecimento dos próprios colaboradores por meio de uma instituição independente e de credibilidade como o Great Place to Work. Nos últimos anos temos adotado diversas boas práticas de gestão de pessoas, de inovação, de transparência e de comunicação para deixar ainda mais produtivo o ambiente dos nossos colaboradores”.
Dentre as medidas mais recentes adotadas pela empresa das quatro argolas está a adoção do trabalho remoto como política permanente. Em março do ano passado, com o início das primeiras medidas de restrição necessárias para conter a circulação do coronavírus, a Audi fechou seu escritório e seus colaboradores passaram a trabalhar remotamente. Agora, após mais de um ano atuando desta forma, a fabricante formulou uma diretriz para que os profissionais possam aderir a esta nova forma de trabalho mesmo quando a situação permitir o retorno presencial.
Considerando este novo cenário, a Audi do Brasil iniciou a reformulação de sua sede administrativa, que se transformará em um ambiente compartilhado e tecnológico. A ideia é que o escritório seja ainda mais conectado, com salas de reunião modernas e menos estações de trabalho – quando necessário trabalhar presencialmente no escritório, os colaboradores deverão reservar uma estação ou uma sala de reunião por meio de um aplicativo criado para este fim. A inauguração do novo espaço, que permanece no mesmo endereço, acontecerá no segundo semestre e de acordo com a situação da pandemia.
O Great Place to Work está presente em mais de 60 países e avalia empresas desde 1997. De lá para cá, mais de 10 mil empresas já participaram de alguma forma das avaliações da instituição e mais de 12 milhões de funcionários foram impactados. Além da certificação em si e também do ranking divulgado anualmente, a empresa também entrega para a empresa um trabalho de consultoria que aponta as oportunidades de melhorias indicadas pela pesquisa, que é sempre feita de forma anônima.