Pouco menos de um ano após a ideia inicial, a Audi Sport apresentou o novo Audi RS Q e-tron, veículo que enfrentará em janeiro de 2022 um dos maiores desafios em uma competição internacional: o Rally Dakar. A Audi será o primeiro fabricante a usar um carro com trem-de-força elétrico em combinação com um conversor de energia eficiente em busca da vitória geral contra concorrentes com propulsão convencional em um dos ralis mais difíceis do mundo.
“A tecnologia quattro foi a grande virada para o Campeonato Mundial de Rally. A Audi foi a primeira marca a vencer o 24 horas de Le Mans com um trem-de-força elétrico. Agora, queremos entrar em uma nova era no Rally Dakar, enquanto testamos e também desenvolvemos nossa tecnologia e-tron em condições extremas”, avalia Julius Seebach, Diretor da Audi Sport GmbH e responsável por Motorsport na Audi. “Nosso RS Q e-tron foi criado em uma folha de papel em branco em tempo recorde e representa bem o nosso lema Vorsprung durch Technik”.
O Rally Dakar apresenta desafios especiais para os engenheiros: o evento é uma maratona que dura duas semanas e as etapas diárias são de até 800 km. “É uma distância muito longa”, afirma Andreas Roos, responsável pelo projeto Dakar na Audi Sport. “Estamos tentando fazer o que nunca foi feito anteriormente. Este é o desafio definitivo para um trem-de-força elétrico”.
Por não existir oportunidade de carregamento no deserto, a Audi escolheu um conceito inovador de recarga: o Audi RS Q e-tron possui um motor TFSI altamente eficiente do DTM. Ele é parte do conversor de energia que carrega a bateria de alta voltagem durante a condução. Como o motor a combustão é acionado em faixa particularmente eficiente entre 4.500 e 6.000 rpm, o consumo específico fica bem abaixo de 200 gramas por kWh.