A disseminação de informações sobre saúde é uma ferramenta que se mostra cada vez mais poderosa para garantir a prevenção e o diagnóstico precoce das mais diversas doenças que acometem a população atualmente. Foi pensando nisso que a Bayer decidiu se unir à Digital Favela, empresa que tem o propósito de dar espaço e fomentar o empreendedorismo nas favelas por meio de microinfluenciadores. Na parceria, a farmacêutica vai levar conhecimento sobre a saúde dos olhos às pessoas que vivem nas comunidades de todo o País e que convivem com inúmeros desafios no que diz respeito ao acesso à informação e à saúde como um todo.
Atualmente, cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis e/ou tratáveis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse dado pode estar relacionado, em muitos casos, à falta de conhecimento sobre as principais responsáveis pela perda de visão evitável: as doenças da retina. Dois importantes exemplos são o Edema Macular Diabético (EMD), consequência da Retinopatia Diabética (RD), que acomete pessoas que convivem com a condição, e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), comum na faixa etária acima dos 50 anos.
Prova disso é o que aponta uma pesquisa encomendada pela Bayer, em 2020, e realizada pelo IBOPE DTM: considerando os dois mil brasileiros entrevistados, mais da metade (54%) dos que responderam ter diabetes nunca ouviram falar na Retinopatia Diabética, sendo que a porcentagem sobe para 63% no caso de pacientes que estão no sistema público de saúde. Com relação ao total de entrevistados, o desconhecimento sobre RD sobe para 71%. Já em relação à DMRI, principal causa de perda visual na terceira idade, 74% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar na doença, sendo que desses, 65% têm 55 anos ou mais, faixa etária mais acometida pelo problema.
“Esse cenário só tende a contribuir com o aumento da quantidade de casos de cegueira evitável. Por isso é tão importante levar às pessoas informações sobre cuidados básicos com a saúde ocular para a prevenção dessas doenças e fatores de risco que exigem um acompanhamento mais frequente com o oftalmologista. Ter acesso a essas informações e fazer esse acompanhamento de perto são essenciais para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento de sucesso”, destaca Beatriz Lopes, Gerente de Marketing de Oftalmologia na Bayer. “Nós já temos um compromisso de longa data com o acesso desses pacientes a formas de diagnóstico e tratamentos modernos para EMD e DMRI, mas entendemos que antes de qualquer coisa, elas precisam saber por qual caminho seguir para garantir esse acesso”, reforça.
A partir desse mês, quatro microinfluenciadores de diferentes regiões do País terão a missão de compartilhar com seus seguidores informações sobre as doenças da retina, incentivando-os a ficarem mais atentos à saúde dos olhos. São eles: Margarida Acerbispo (@margarida_arcebispo), ex-participante do programa Masterchef, de Guaianases (SP); Ana Clara (@anaglicose) e David Pedroso (@diabeticotipourso), de Cubango, em Niterói (RJ) e São Bernardo do Campo (SP) respectivamente, que convivem com diabetes e já abordam o tema com bastante frequência em seus perfis; e Bruna Carvalho (@pretadireta), técnica de enfermagem, de Azenha em Porto Alegre (RS).
Os primeiros conteúdos, que trazem informações sobre sinais e sintomas da DMRI e EMD, já estão disponíveis nos perfis de Instagram de cada influenciador, em alusão ao Dia da Saúde Ocular (10/7).