A indústria de bebidas tem apostado em garrafas de vidro retornáveis para cervejas. Segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), 51% do total de cervejas comercializadas no país são envasadas em embalagens reutilizáveis. Para que esse processo seja eficaz, a escolha do adesivo para rótulo é essencial e a Henkel foi pioneira no desenvolvimento de tecnologia adesiva voltada para garrafas retornáveis.
O Aquence XP 1190 foi o primeiro produto no mercado brasileiro capaz de manter o rótulo por até 30 dias em um balde de gelo, ao mesmo tempo em que permite sua remoção com facilidade quando em contato com uma solução alcalina com água a 80oC.
Essa demanda por uma tecnologia adesiva mais avançada ocorre porque no Brasil, a logística reversa dos cascos de cerveja é compartilhada pelas cervejarias. Dessa maneira, bares e supermercados retornam as garrafas compradas, sem a divisão marca a marca. Isto é, o rótulo da cerveja A pode voltar ao mercado contendo a marca B.
Por esse motivo, o adesivo do rótulo tem um papel muito mais importante do que apenas colar. Ele precisa resistir ao teste IWR (Ice Water Resistance) que simula as condições de um balde de gelo, ter um ciclo de vida de meses, ao mesmo tempo em que precisa ser lavável para ser reutilizado por outra cervejaria.
A tecnologia Henkel garante ainda alta produtividade e um ótimo rendimento, tendo sido possível saltar da quantidade de 30g de adesivo por hectolitro, para apenas 10g necessárias para a mesma quantidade de envase.
Outro benefício dos produtos Henkel é a substituição do uso da caseína, substância derivada de leite bovino, para uma fórmula sintética do adesivo. Com a mudança, pode-se garantir uma secagem rápida. Além disso, proporciona melhor estabilidade, menos sujeira na máquina e custo mais baixo, já que sua fórmula não está mais atrelada às flutuações do mercado pecuário.
Graças a esses diferenciais, as cervejarias podem ter mais criatividade no layout de seus rótulos, com impressões vibrantes e formato no-label look, adesivos transparentes que geram a ilusão de que a impressão foi feita na própria garrafa.
Foto: CC_Pixabay