Os sistemas de assistência ao motorista já são uma realidade em muitos países da Europa. Sem substituir o controle do condutor na direção do veículo moderno, os serviços representam um grande passo para a direção automatizada e atuam como tecnologia de suporte, oferecendo mais segurança no trânsito e evitando acidentes. A DEKRA é uma das organizações internacionais que está envolvida em discussões de tópicos globais que incluem direção autônoma e segurança cibernética, mas com foco na testagem e segurança desses processos.
Mesmo com ressalvas sobre a circulação de automóveis que dispensam a presença de motoristas, em diversas partes do mundo já é possível visualizar um futuro autônomo. A Alemanha, mais uma vez, pretende liderar o setor saindo na frente com a tecnologia de independência total dos veículos, sem a necessidade de um condutor. Após propor uma lei ao Ministério dos Transporte e Infraestrutura Digital da Alemanha para a regulamentação dos veículos, o país deseja ser pioneiro na liberação de carros 100% autônomos. O objetivo é se antecipar aos fabricantes para ser o primeiro governo do mundo a possuir uma legislação para a circulação dos automóveis em nível 4 e 5.
Com a automatização, as mudanças serão acentuadas, principalmente nas inspeções veiculares e vistorias, já que os vistoriadores precisarão entender como atuar com os diferentes tipos de veículos que estarão no mercado em alguns anos. “Os engenheiros de teste carecerão manter um conhecimento prático das tecnologias atuais. Eles devem saber como cada sistema eletrônico deve funcionar e quais as características de operação de cada um deles. Além disso, necessitam estar cientes das diferentes funções de direção que podem ser afetadas por um sensor defeituoso, por exemplo”, explicou o chefe de assuntos técnicos da DEKRA, Frank Leimbach. Segundo Leimbach, o engenheiro de teste deve avaliar o que isso significa para a segurança do sistema como um todo. Ele completa que não será necessário ser especialista em TI ou cibernético para realizar a fiscalização, no entanto, exigirá acesso aos dados internos e externos, bem como às ferramentas adequadas para realizar a leitura de dados do automóvel.
A automatização não vem para dispensar a mão de obra humana, muito pelo contrário, pois mesmo os veículos altamente automatizados possuem componentes mecânicos como rodas, direção, chassi e freios. Eles ainda serão examinados de perto pelo engenheiro de teste, assim como a eletrônica do veículo que permite uma direção autônoma. A DEKRA participa de diversos comitês selecionados, inclusive para a Comissão Econômica das Nações Unidas na Europa (UNECE) para garantir que futuramente apenas veículos seguros com sistemas totalmente desenvolvidos cheguem às estradas e que estes permaneçam integralmente funcionais durante todo o ciclo de vida do veículo.
Atualmente, a DEKRA é líder no serviço de inspeção veicular, na América do Sul a empresa está presente no Chile com as primeiras estações de inspeção técnica periódica do país. No Brasil, a DEKRA dispõe de três tipos de vistorias: Vistoria de Transferência – feita pelo DETRAN e obrigatória; Vistoria Cautelar DEKRA e a Vistoria DEKRA Garantido – a vistoria de pré-compra. Além da DEKRA Brasil se manter líder em vistorias automotivas, a empresa já se prepara também para as transformações tecnológicas que o setor automotivo aguarda viver nos próximos anos.