Após ampliar o portfólio de produtos com a inclusão dos centros de usinagem de 4 eixos, a Grob decidiu investir na ampliação de sua presença comercial e técnica em alguns estados brasileiros, com o objetivo de fomentar novos negócios.
É o caso de Minas Gerais, onde – em parceria com o seu representante local, a Maxim Engenharia -, a empresa reforçou a estrutura de atendimento aos clientes locais. Para atender o mercado mineiro, a Grob designou o Executivo de Vendas Lucas Freitas, enquanto a Maxim indicou Moisés Gomes como representante exclusivo da linha da Grob.
“Com a ampliação do portfólio, a Grob entendeu que a alguns estados deveriam receber uma atenção especial, devido ao grande potencial de negócios para os nossos equipamentos”, diz Freitas. “O mercado mineiro sempre foi muito importante para a Grob. Entre os outros motivos pela diversidade de segmentos da região, desde um polo automotivo bastante amplo, como é o caso da Fiat/Stellantis e sua cadeia de fornecedores, até grandes empresas de mineração, siderurgia e fundição, o que se encaixa perfeitamente no portfólio, que conta com máquinas e equipamentos para diversas aplicações”.
Assim, a Grob e seu representante local deram início à reavaliação da carteira de clientes e intensificaram o programa de visitas, inclusive de empresas que não estavam mais no radar da empresa, visando conhecer o verdadeiro potencial dos novos produtos na região. “Trata-se de um mercado muito amplo geograficamente, com polos industriais muito distantes entre si, como Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Juiz de Fora e o Sul de Minas”.
De acordo com Freitas, a receptividade a este trabalho tem sido bastante positiva, particularmente porque os centros 4 e 5 eixos são máquinas versáteis para aplicações diversas. “A linha 4 eixos ampliou o nosso leque de possíveis clientes”, afirma, lembrando que alguns clientes também têm demonstrado interesse pelos novos centros de 5 eixos de pequeno porte.
O executivo de Vendas destaca ainda que a Grob também passou a explorar mais as possibilidades de aplicações para equipamentos e serviços de automação e linhas de montagem. “No planejamento para o próximo ano está a realização de workshops técnicos específicos para o mercado de Minas Gerais, além de acelerar o programa de visitas de clientes à fábrica de São Paulo, que já teve início este ano”.